MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 21 de outubro de 2012

Capitania dos Portos realiza mutirão de limpeza no rio Potengi, em Natal


Ação educativa fez parte da comemoração dos 80 anos da Codern.
Lixo foi retirado do estuário do rio que corta parte do trecho urbano de Natal.

Do G1 RN

Foram retirados do rio Potengi plásticos, pedaços de madeira, um colchão e lâmpadas fluorescentes (Foto: Ricardo Araújo/G1)Foram retirados do rio Potengi plásticos, pedaços de madeira e um colchão (Foto: Ricardo Araújo/G1)
Um mutirão de limpeza do estuário do rio Potengi foi realizado na manhã deste domingo (21). A ação fez parte das comemorações do aniversário de 80 anos do Porto de Natal. O presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Pedro Terceiro de Melo, destacou que a ação teve como objetivo conscientizar a população natalense, principalmente a que vive às margens do rio Potengi, da importância da conservação do principal rio do estado.
Pedro Terceiro de Melo, presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) (Foto: Ricardo Araújo/G1)Pedro Terceiro de Melo, presidente da Codern
(Foto: Ricardo Araújo/G1)
"A gente tem que chamar a atenção da sociedade para esta problemática. O rio é fonte de vida e recursos para muito moradores ribeirinhos", enfatizou Pedro Terceiro. Voluntários da Codern, estudantes de algumas universidades privadas, além de pescadores, participaram da ação. De acordo com a coordenadora de Meio Ambiente da Codern, Ivanoska Rocha Miranda, o objetivo era que fossem retirados em torno de cinco toneladas de lixo do estuário do rio Potengi. O ponto escolhido para limpeza foi a margem defronte à Pedra do Rosário, no Paço da Pátria, em Natal.
Conforme esclareceu a coordenadora, é naquela região é a mais afetada pelo acúmulo de lixo. Muito em decorrência da própria presença humana às margens do rio, bem como do fluxo e refluxo das marés, que carreiam lixo para o estuário. Todo o material recolhido da área do mangue e das margens próximas ao Paço da Pátria passarão por um processo de triagem para separar o que pode ser reciclado do que deve ser encaminhado ao aterro sanitário. Uma empresa terceirizada pela Codern fará o trabalho.
Ao longo das quatro horas de coleta, os voluntários retiraram da área do mangue e margens do rio, diversos pedaços de plástico, restos de peças de zinco e ferro, madeira, sacos plásticos, garrafas pet, latas de cerveja, colchão e um monitor de computador. De acordo com o morador do Paço da Pátria, Luiz Fernandes, um dos motivos para o aumento da poluição do rio Potengi, é a coleta irregular de lixo na comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário