MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 7 de outubro de 2012

Capital do Acre escolherá prefeito em segundo turno


Disputam o cargo candidatos do PT e do PSDB.
Pela primeira vez Rio Branco decidirá vencedor no segundo turno.

Do G1, em Brasília

Os dois candidatos que lideraram as pesquisas de intenção de voto durante toda a campanha eleitoral do primeiro turno vão para o segundo turno em Rio Branco, no Acre. Marcus Alexandre (PT) e Tião Bocalom (PSDB) se enfrentam nas urnas no próximo dia 28 de outubro.
Às 21h02, com 99,27%, Alexandre tinha 84.808 votos (48,33%) e Bocalom havia obtido 76.870 votos (43,80%). Fernando Melo (PMDB) obteve 8.304 votos (4,73%). O quarto colocado, Antonia Lúcia (PSC), obteve 3.369votos (1,92%). Leôncio Castro (PMN) teve 1.096 votos (0,62%) e Professora Peregrina (PSOL) obteve 1.040 dos vots (0,59%).
Marcus Alexandre concorre pela primeira vez a uma eleição. Aos 35 anos, Alexandre é engenheiro civil e já atuou na Secretaria de Planejamento do estado, durante a gestão do então governador Jorge Viana (PT). Alexandre concorre pela coligação Frente Popular de Rio Branco (PRB/PT/PTN/PR/PSDC/PSB/PV/PPL/PCdoB). Seu vice é Mário Batista (PCdoB).
Tião Bocalom, candidato do PSDB, já foi prefeito de Acrelândia, cidade do interior do estado, por dois mandatos. Aos 54 anos, é professor formado em matemática. Além de prefeito, o tucano já foi vereador na cidade de Nova Olímpia, no Paraná, onde começou sua carreira política. Bocalom concorre com o apoio do DEM, PP, PPS, PRP, PTdoB e PDT. O candidato a vice é Alysson Bestene (PP).
O candidato do PT acompanhou a apuração dos votos em casa, no bairro Alá, acompanhado da família e de apoiadores políticos. A expectativa é de que, logo após a conclusão da apuração dos votos do primeiro turno, Alexandre saia em direção ao Palácio Rio Branco, no centro da cidade.
Na frente do Palácio, Alexandre e seus apoiadores devem realizar um discurso para a militância.
Já o candidato do PSDB à prefeitura, Tião Bocalom, acompanhou a apuração dos votos do primeiro turno no escritório político do PSDB, na Vila Ivonete, acompanhado de apoiadores políticos e familiares. Na frente do escritório do partido, uma estrutura será montada para aguardar o pronunciamento do candidato.
Disputa
Marcus Alexandre e Tião Bocalom tiveram uma disputa intensa pela prefeitura de Rio Branco. No começo da campanha, as pesquisas eleitorais já mostravam a possibilidade de realização de segundo turno na capital do estado. Rio Branco é a única cidade do estado que já atingiu o número de eleitores necessários para ter segundo turno. São 226.366 eleitores que foram às urnas no domingo.
Marcus Alexandre (PT) e Tião Bocalom (PSDB) chegaram a aparecer tecnicamente empatados, de acordo com a pesquisa Ibope que foi divulgada pelos veículos de imprensa locais na última semana antes da eleição. Alexandre apareceu com 43% das intenções de voto, enquanto Bocalom teve 39%. Considerando a margem de erro de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos, Alexandre e Bocalom estavam tecnicamente empatados.
Já na última pesquisa Ibope, divulgada na sexta-feira antes da eleição, foi apontada uma possível vitória do petista ainda em primeiro turno. A pesquisa foi encomendada pela Rádio TV do Amazonas Ltda. Segundo o Ibope, "Marcus Alexandre estava no limite entre ganhar no primeiro turno e disputar com Tião Bocalom o segundo turno".

Nenhum comentário:

Postar um comentário