MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 21 de outubro de 2012

Caminhada contra o câncer de mama reúne centenas de pessoas no Recife


No evento, secretário de saúde anunciou novas medidas contra a doença.
Após a caminhada, houve palestra e orientações aos participantes.

Do G1 PE

Neste domingo (21), centenas de homens e mulheres participaram de uma corrida e caminhada no Recife contra o câncer de mama, promovida por uma empresa de cosméticos em parceria com 57 instituições de todo o país. A concentração foi às 7h30 no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.
Mais de dois milhões de mulheres foram beneficiadas, até agora, pela iniciativa.

A modelo Luíza Brunet, embaixadora da campanha, participou da caminhada para incentivar a prevenção e o combate à doença. "Acho que o mais importante é que os companheiros sejam 'parceiraços', que falem com suas mulheres a respeito da importância delas fazerem o exame. A mulher é o pilar da família. Eles sabem o quanto ela é importante", disse a modelo.
O percurso da corrida foi de 5 km e da caminhada, 3 km. Antes da largada, um aquecimento animado, com muita música e exercícios para preparar o corpo para a atividade física. Apesar de ser uma campeã na luta contra o câncer de mama, a funcionária pública Doroteia Santos veio de Serra Talhada, no Sertão, em busca de mais uma vitória. "Percorri 450 km até o Recife para participar desse grande evento", contou.
Na hora da largada, homens e mulheres, lado a lado. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 35 mulheres morrem por dia no Brasil, com câncer de mama. A previsão é que até o fim do ano, surjam 52.680 novos casos. O câncer tem cura, se detectado precocemente. Se descoberto logo no início, as chances de cura são de 95%.
"O que nós fazemos - mamografia, exame clínico e até o autoexame - são tentativas de detectar precocemente o câner. A verdadeira prevenção é a qualidade de vida, menos stress, menos álcool, menos fumo. Aquilo que fazemos para evitar todas as doenças, inclusive o câncer de mama", afirma Lírio Cipriano, diretor executivo da Avon.
A mamografia é o exame mais indicado para um diagnóstico preciso. Depois da caminhada, explicações sobre ele na palestra. A mamografia deve ser feita anualmente, a partir dos 40 anos de idade. Quem dava desculpas para não fazer o exame, tomou coragem depois das orientações. "Eu trabalhava muito, com os idosos, não dava para sair para ir fazer, nunca fiz. Dia de domingo é uma beleza", contou a doméstica Josefa da Silva.
O secretário de Saúde do estado, Antônio Carlos Figueira, aproveitou o evento para anunciar novas ações voltadas para o combate ao câncer de mama em Pernambuco. "No final do primeiro semestre do próximo ano nós vamos ter 100% de oferta. Não quer dizer que 100% das mulheres vão fazer porque elas têm que chegar ao serviço, por isso é fundamental que procurem os postos de saúde", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário