MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Aumento de preço compensa queda na produção de morango em SP


Caixa custa quase o dobro do preço em comparação ao ano passado.
São Paulo responde por 7% da produção nacional de morango.

Do Globo Rural

O mês de outubro marca o pico da safra do morango em Piedade, São Paulo. O clima seco atrapalhou o desenvolvimento das plantas, o que causou redução na produção da fruta este ano. O aumento dos preços da cultura compensou a queda na produção.

A caixa está custando quase o dobro do preço em comparação com o que os agricultores recebiam no ano passado. Em outubro de 2011, o agricultor Adelcio de Jesus vendeu a caixa saiu por R$ 5,50. Hoje, o produto é comercializado por até R$ 10, aumento que compensa o problema da produção menor.
O agricultor Amós Domingues tem 10 mil pés da planta em Piedade, no sudeste paulista. O morango está bem vermelho e com ótima qualidade. O problema é que agricultor só está colhendo duas vezes por semana. "Se fosse a produção mais forte, normalmente, a gente estaria trabalhando quase todo dia”, diz.
Em época de safra, que dura sete meses, um pé de morango da variedade camino real produz até um quilo e meio da fruta. Mas essa quantidade deve cair pela metade. Uma planta que está com cerca de um a cinco morangos, deveria ter 10 frutas em ponto de colheita.
Segundo os produtores, a chuva de setembro foi pouca e a estiagem prejudicou o desenvolvimento das lavouras. Para piorar, a região, marcada por temperaturas mais amenas, registrou muito calor nas últimas semanas, com picos acima de 30º.

Um comentário:

  1. Belin le morango (fragole) mai nel mondo devono aumentare di prezzo!
    La mia amica Bernarda del campo non può preparare il suo dolce prelibato..se tutto belin continua ad aumentare !
    Morando

    ResponderExcluir