MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Artista plástico monta museu com mais de 500 brinquedos no Ceará


Brinquedos são criados pelo artista que mora na Grande Fortaleza.
Para Dim Brinquedim, peças ganham sentido com energia humana.

Do G1 CE

Dim Brinquedim começou a fazer brinquedos aos sete anos (Foto: Dim Brinquedim/Acervo Pessoal)Dim começou a fazer brinquedos ainda criança
(Foto: Dim Brinquedim/Acervo Pessoal)
Pela idade, o artista plástico conhecido como Dim Brinquedim já deixou de ser criança, mas é só conhecer o trabalho do cearense de 45 anos para perceber que ela leva a sério a tafera de brincar. Em um sítio no município de Pindoretama, a 50 quilômetros de Fortaleza, Antônio Jader Pereira dos Santos constrói brinquedos e mantém um museu de 500 peças cheias de cores e gosto de infância.
Brinquedos, esculturas e telas inspirados na meninice do artista estão abertos à visitação e para diversão de adultos e crianças no Museu Brinquedim. “Penso na criança porque eu sou a criança. Eu sou o menino Dim que estava brincando em Camocim, onde nasci”, diz.
No playground do Museu, a língua de um boneco gigante vira um escorregador e o corpo de um gato vira um portal por onde ninguém resiste passar. O barulhinho engraçado do famoso rói-rói é potencializado em uma árvore com pelo menos vinte deles. Joaninhas, libélulas, borboletas, pássaros, palhaços, músicos, bailarinos ganham movimento e som em caixinhas com manivela, carrosséis e móbiles.
Dim começou a fazer brinquedos desde os primeiros anos de idade, como, aos sete anos, o inesquecível cavalo que criou com a tala de uma carnaubeira depois de assistir a um filme do Zorro. Até hoje, tudo parece se tornar arte e brincadeira nas mãos de Dim Brinquedim.
Museu de brinquedos fica em um sítio (Foto: Dim Brinquedim/Acervo Pessoal)Museu de brinquedos fica em um sítio
(Foto: Dim Brinquedim/Acervo Pessoal)
Guerra de brinquedos
Os brinquedos de Dim Brinquedim não precisam de energia elétrica e não utilizam tecnologia vançada. Eles funcionam com a imaginação e energia de quem brinca, independente da idade. “Preciso da energia humana. Gosto de interagir com os brinquedos. O artista cria observando o dia a dia, não é separado da vida”, conta.
Mesmo fazendo peças artesanais, Dim Brinquedim não critica o uso de videogames e computadores pelas crianças. “Eu acho que tem de ter os dois mundos. A criança precisa ter a liberdade, mas tem de ter um controle. Acho interessante que ela possa conhecer outros universos, não ficar preso em só um”, diz.
escorregador de Dim brinquedim (Foto: Dim Brinquedim/Acervo Pessoal)Escorregador de 'língua de gato''
(Foto: Dim Brinquedim/Acervo Pessoal)
Ele vive esse dilema em casa. O filho novo de Dim, Ud, já aprendeu a brincar com o pai e conta que já fez “uns 50 brinquedos”. A filha adolescente, Risa, está mais interessada nas novas tecnologias e as redes sociais.
O talento do artista já visitou vários países e conquista quem conhece, seja para guardá-los como uma obra de arte ou como uma lembrança de que se deve ser sempre criança. “Meu trabalho é para todas as idades. Todo mundo foi criança um dia''.
O criador de tantas fantasias já deu aula na Universidade de São Paulo (USP), e não é difícil encontrar algum brinquedo feito por Dim em praças, escolas, bibliotecas e parques pelo Ceará. Para visitar o Museu Dim Brinquedim, é preciso agendar com o próprio artista. A visitação pode ser feita a partir do dia 12 de outubro, das 8h30 às 17h. O preço é R$ 5 (adulto) e R$ 2,50 (criança).

Nenhum comentário:

Postar um comentário