MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Área plantada de soja chega a 8,6% para safra 12/13 em Mato Grosso


Trabalho no campo evoluiu 6,9 pontos percentuais em uma semana.
De acordo com o Imea, estado deve plantar 7,8 milhões de hectares.

Vívian Lessa Do G1 MT

Plantio de soja em Mato Grosso está acelerado (Foto: Leandro J. Nascimento)Plantio de soja em Mato Grosso está acelerado
(Foto: Leandro J. Nascimento)
Com o prolongamento das chuvas em Mato Grosso, o trabalho no campo para o plantio da soja teve evolução de 6,9 pontos percentuais na última semana. A intensificação do cultivo das lavouras da safra 12/13 permitiu que 8,6% da área ficasse comprometida com a oleaginosa na primeira semana de outubro. Em comparação com o mesmo período do ano passado, a diferença é de 3 pontos percentuais, considerando uma evolução de 5,6%. O informativo do plantio da soja foi divulgado na última sexta-feira (5) pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Para o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Carlos Henrique Fávaro, a continuidade do período chuvoso permitiu que os trabalhos no campo continuassem ou fossem iniciados. Ele afirma que é normal a interrupção das chuvas no final de setembro até o início de outubro, como ocorreu na temporada passada.
Fávaro destaca que o desempenho do plantio permitirá uma boa janela para o cultivo do milho ou algodão para a segunda safra. Mas ele alerta que, apesar do alívio com a chegada das águas, os produtores devem ficar atentos quanto ao desenvolvimento das plantas. Isso porque o clima úmido pode propiciar a proliferação da ferrugem asiática. "A doença será combatida com manejo e acompanhamento do produtor".
De acordo com o relatório do Imea, a região Médio-norte teve o maior percentual de plantio registrado até outubro, com 13,8% da área colhida. Os principais municípios produtores tiveram evolução, com destaque para Sorriso (25%) e Lucas do Rio Verde (18%). O Norte teve evolução de 10% da área, o Centro-sul de 8,4%, o Oeste de 8,1%, o Sudeste de 7,1% e o Noroeste de 2,5% da área plantada. Já o Nordeste mato-grossense é a única região onde o plantio não avançou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário