MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Aracaju está entre as nove capitais com mais casos de câncer bucal


Inca estima que em 2012 sejam diagnosticados 130 novos casos em SE.
Mulheres estão mais propensas a ter o câncer que há alguns anos.

Do G1 SE

José Augusto Silva, coordenador da campanha contra o câncer bucal (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)José Augusto, coordenador da campanha contra o
câncer bucal (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)
Somente nos oito primeiros meses deste ano foram detectados 24 casos de câncer de boca em Sergipe. Esse número deve chegar a 130 até o final deste ano, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Na capital, uma campanha de conscientização foi aberta nesta segunda-feira (22) para alertar a população sobre a importância da prevenção.
Dos novos casos, 90 devem ser em homens e 40 em mulheres. Segundo o coordenador da campanha, José Augusto Silva, esse aumento de casos em mulheres deve-se a mudança de hábitos. “Antigamente essa diferença era muito maior. Hoje em dia diminuiu porque os hábitos sociais mudaram e elas estão bebendo e fumando mais e esses são fatores que contribuem para a o desenvolvimento da doença”, alerta.
Alguns sinais podem ajudar a diagnosticar o câncer de boca como ferimentos na boca que não cicatrizam durante 15 dias e pequenos caroços na região dos lábios. “Aracaju está entre as nove capitais brasileiras com maior número de casos da doença no Brasil. A doença está à frente, por exemplo, das leucemias e câncer de esôfago”, revela.
O Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO/SE) orientou aos profissionais a intensificar o diagnóstico precoce da doença durante esta semana. “Sendo identificado prematuramente o câncer tem 100% de chances de cura”, explica José Augusto.
Segundo a coordenadora do Programa Saúde Bucal, Iucema Santana, a programação deste ano inclui panfletagens nas ruas e palestras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário