MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Aparelho de ressonância 'engole' enceradeira em hospital de Brasília


Campo magnético do aparelho sugou enceradeira usada por funcionários.
Secretaria diz que não há previsão de quando fabricante vai fazer conserto.

Do G1 DF

Enceradeira está presa em máquina de ressonância do Hospital de Base de Brasília (Foto: Divulgação)Enceradeira está presa em máquina de
ressonância do Hospital de Base de Brasília
(Foto: Divulgação)
Uma enceradeira que estava sendo usada por um funcionário da limpeza foi sugada pelo aparelho de ressonância do Hospital de Base, em Brasília. O equipamento, que faz exames capazes de descobrir lesões e tumores, foi danificado. Pacientes estão tendo que ser atendidos em outros hospitais do DF.
Como produz um campo magnético, o equipamento funciona como uma espécie de ímã gigante. Por isso, se o paciente usa piercing ou marca-passo, por exemplo, não pode nem passar perto da máquina. Antes da realização do exame, o paciente deve tirar todos os objetos metálicos que estiver usando, como brincos e pulseiras.
E foi exatamente a falta desse cuidado que fez a máquina do Hospital de Base parar. Em foto divulgada em reportagem do DFTV 1ª edição, uma enceradeira aparece presa ao aparelho de ressonância. Ela foi sugada pelo ímã durante uma limpeza na sala.
Um funcionário que não quis ser identificado disse que a máquina está parada há 15 dias. “Ninguém consegue tirar. Muita gente junta já tentou tirar, mas ninguém consegue tirar a enceradeira lá da ressonância”, disse o funcionário.
“Vai ser mais difícil lidar com os acidentados. É um hospital de trauma, além de ter necessidade por causa dos cânceres. Tem muita gente, às vezes, esperando o diagnóstico e sem ter este exame, que é mais específico”, disse.
Em uma ligação para o Hospital de Base, a atendente confirmou que equipamento está quebrado. “O daqui está [quebrado], sem previsão [de voltar a funcionar]”, falou a mulher por telefone.
A Secretaria de Saúde confirmou que o aparelho de ressonância magnética do Hospital de Base está quebrado por causa da enceradeira. Por nota, informou que o fabricante do equipamento se responsabilizou pelos gastos com o conserto porque teria sido um acidente. Como as peças vão vir de fora, porém, não há prazo de quando vai voltar a funcionar.
A pasta disse ainda que, enquanto a ressonância do Hospital de Base estiver quebrada, os pacientes serão encaminhados para o Hospital Universitário de Brasília (HUB) e para o Hospital das Forças Armadas (HFA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário