MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 7 de outubro de 2012

Aos 84 anos, idosa de Guarujá, SP, supera dificuldades para poder votar


Henny Stipanich enfrenta problemas com o lixo na rua e falta de mobilidade.
Apesar das dificuldades, Henny fez questão de exercer seu direito.

Bruno Gutierrez Do G1 Santos

Idosa supera dificuldades para votar em Guarujá (Foto: Bruno Gutierrez / Globoesporte.com)Idosa supera dificuldades para votar em Guarujá (Foto: Bruno Gutierrez / Globoesporte.com)
Os eleitores com mais de 70 anos estão dispensados da obrigatoriedade do voto. Mas isso não acomodou a aposentada Henny Stipanich, de 84 anos, a exercer o direito de escolher o próximo prefeito que governará o município de Guarujá, no litoral de São Paulo.
O que motivou Henny a ir para a escola Marcílio Dias, em Vicente de Carvalho, foram os candidatos preferidos dela. "Decidi votar por causa dos meus dois candidatos. Eu quero que eles entrem. Não que eu precise, já tenho idade. Mas, eu gosto de votar porque eu já tenho meus candidatos prediletos. Foi rápido porque eu entro na frente. Já voto e vou embora", conta.
O problema é que nem tudo ajudou a senhora de 84 anos. A grande quantidade de papeis espalhados pela rua e a falta de rampas de acesso no local dificultaram a entrada de Henny no colégio. Entretanto, a aposentada contou com ajuda de parentes e pessoas que estavam perto para votar. "Isso é ruim porque a gente escorrega, patina. Já não tenho a perna boa por causa da idade. É bem complicado, mas a gente sempre tem quem dê uma força", explica.
Varredor de rua critica postura de candidatos
Com o lixo eleitoral nas ruas, quem está trabalhando muito nas eleições em Vicente de Carvalho são os funcionários responsáveis pela limpeza das vias da cidade. Para o varredor de rua Alex Anderson da Silva, que há 6 meses está no cargo, falta bom comportamento para os candidatos que realizam a prática de panfletagem no dia da eleição. "Primeira vez que eu vejo tanto lixo junto. Uma bagunça enorme, sem necessidade. Já fizeram uma campanha todinha, espalharam vários panfletos e no dia da eleição ainda vem jogar esse monte de papel ainda. É preciso ter bom comportamento. Isso é fora do normal", reclama.
  •  
Varredor de rua critica postura de candidatos, em Guarujá (Foto: Bruno Gutierrez / Globoesporte.com)Varredor de rua critica postura de candidatos, em Guarujá (Foto: Bruno Gutierrez / Globoesporte.com)
Para Silva, tal ferramenta não auxilia o eleitor na hora do voto. "Não ajuda o eleitor. Pelo contrário. Atrapalha muito. O eleitor já sai de casa ciente em quem vai votar. Ele ficou um mês inteiro vendo campanha eleitoral, não precisava desse monte de papel no chão", diz.
No final das contas, o trabalho maior acaba ficando para os varredores. "Acaba dando trabalho para os funcionários da prefeitura que irão ficar um mês varrendo a cidade", lamenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário