MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Aos 70 anos, borracheiro faz prova do Enem pela terceira vez, em RO


Marcelino concluiu o ensino médio em 2009 e quer cursar teologia.
As provas do Enem acontecem nos dias 3 e 4 de novembro, em todo país.

Do G1 RO

Aos 70 anos, Marcelino estuda diariamente para prova do Enem (Foto: Paula Casagrande/G1)Aos 70 anos, Marcelino estuda diariamente para prova do Enem (Foto: Paula Casagrande/G1)
No estabelecimento apertado, rodeado de pneus por todos os lados, Marcelino Miranda da Costa ocupa seu tempo com os estudos. Aos 70 anos, o borracheiro concluiu o ensino médio e desde 2009 tenta ingressar em uma universidade para cursar teologia, em Cacoal, RO.
Muitos amigos diziam que eu não conseguiria aprender, mas eu provei a eles o contrário"
Marcelino Miranda
Marcelino, que iniciou os estudos em 2000, há três anos conseguiu o diploma de conclusão do ensino médio. “Eu só estudei até a segunda série quando criança. Pois não tinha condições de continuar. Quando decidi começar a estudar, já morava aqui, e preferi começar desde o comecinho mesmo. Fazer todas as séries”, lembra Costa.
Sobre a idade, ele brinca. "Muitos amigos diziam que eu não conseguiria aprender, ‘que papagaio velho não aprenderia mais a falar’, mas eu provei a eles o contrário”, conta, feliz, o idoso, que concluiu os estudos no Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) em 2010.
Ao G1, Costa disse que tenta uma vaga para o curso de teologia há três anos. “Esse já é o terceiro Enem que eu faço. Ano passado eu fiz e tinha chances de entrar em uma faculdade particular da cidade, mas o curso de teologia não completou turma. Vou tentar esse ano novamente”, afirma.
De acordo com a filha do casal, a professora de ensino infantil Magna Miranda da Costa, o fato do pai estudar é um progresso. “Nós da família temos orgulho dele. É empenhado, gosta de ler e, se deixar, ele passa 24 horas estudando e se informando”, conta a professora
Marcelino com o certificado de conclusão do ensino médio (Foto: Paula Casagrande/G1)Marcelino com o certificado de conclusão do ensino
médio (Foto: Paula Casagrande/G1)
Sempre muito esforçado, o histórico escolar de Marcelino o deixa orgulhoso. “A maioria das notas é de 8,5 para cima. Os professores perguntavam como eu conseguia não faltar nenhum dia, e eu respondia a eles com uma pergunta: ‘vou faltar por quê, se eu gosto de estudar’”, lembra o homem.
Adultos e idosos no Enem
Com a data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproximando, estudantes de todas as idades de Cacoalse empenham para garantir uma vaga nas universidades pelo país. As provas acontecem nos dias 3 e 4 de novembro.
De acordo com Aparecida Tarini, diretora do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), a maioria dos 1,5 mil alunos contabilizados pela instituição irão realizar a prova.
“Como os alunos estão fazendo as inscrições em casa, pela internet, não temos o número exato, mas sabemos que muitos deles farão ao menos para aquisição de experiência”, desponta Aparecida.
Quase 40 universidades federais - das 59 atuantes no país - aderiram à nota do Enem como único processo seletivo para ocupação de vagas, entre elas, a Universidade Federal de Rondônia (Unir). As outras aderiram de forma parcial, resguardando ainda o conhecido vestibular.
As provas do Enem acontecem nos dias 3 e 4 de novembro, em todo país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário