MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Agricultor identifica nova variedade de pêssego em propriedade de SC


Dois viveiros foram credenciados para multiplicar as mudas do pêssego zilli. Plantas poderão ser compradas no início do próximo ano.

Do Globo Rural
Uma nova variedade de pêssego foi batizada com o sobrenome do agricultor Agenor Zilli, do município de Descanso, em Santa Catarina. A iniciativa foi da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado (Epagri) fazer a homenagem depois que o produtor identificou e reproduziu a planta.
O agricultor, dono de 12 hectares de terra, destinava a maior parte da área para a produção de milho e de fumo. Mas a demanda regional por frutas fez o produtor mudar a forma de trabalhar com a terra. Hoje, a fruticultura é a principal atividade na propriedade.
A ideia de estimular os agricultores a produzir frutas surgiu de uma parceria entre a prefeitura e a Epagri, há 17anos. O projeto chegou a contar com a participação de 70 produtores. Hoje, o número de participantes é bem menor. Mas quem permaneceu na atividade garante que o esforço foi recompensado.
A família produz uva, pêssego, maçã, pêra, nectarina entre outras frutas. O pêssego produzido na propriedade já deu o que falar. Há 12 anos, Zilli observou frutos diferentes em um dos galhos de uma planta. Além de amadurecerem mais cedo, os frutos eram maiores, de baixa acides e com uma marca branca. Usando a técnica de enxertos, ele multiplicou os ramos e hoje conta com mais de mil pés da variedade que os técnicos da Epagri fizeram questão de batizá-la de zilli.
A Embrapa também está fazendo testes de adaptação da nova variedade de pêssego em diferentes regiões. Dois viveiros foram credenciados para multiplicar as mudas do pêssego zilli. As plantas vão poder ser compradas no início do próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário