MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Ação do Dia da Alimentação reforça a importância de bons hábitos em SE


População pode aferir a pressão e receber orientação nutricional.
Técnicos apresentaram os benefícios do uso de alimentos orgânicos.

Marina Fontenele Do G1 SE


População teve acesso gratuito a vários serviços (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)População teve acesso gratuito a vários serviços (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)
O Dia Mundial da Alimentação foi lembrado em Aracaju, Sergipe, na manhã desta terça-feira (16). Técnicos de vários órgãos estaduais e de entidades civis participaram de uma ação educativa sobre a importância de manter hábitos saudáveis como a preferência por alimentos orgânicos e prática de exercícios físicos.
“Para a gente ter saúde precisa de vitaminas, sais minerais, carboidratos, lipídios e água. Cada nutriente desse tem uma função no organismo e quanto mais alimentos naturais você puder consumir melhor porque alimentos industrializados têm conservantes e muito sal que são prejudiciais à saúde”, explica a nutricionista Angélica Freitas.
Angélica afirma ainda que é preciso ingerir algum alimento a cada três horas, pois o estômago produz ácido clorídrico para auxiliar na digestão. “Se você não comer o ácido vai atacar a mucosa do estômago, essa é uma das causas da gastrite”.
Horta pode ser cultivada em pequenos espaços (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)Horta pode ser cultivada em pequenos espaços
(Foto: Marina Fontenele/G1 SE)
Em um espaço montado na Praça Fausto Cardoso, no Centro da capital, a população teve acesso gratuito a aferição de pressão e aos serviços de pesagem, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), orientação nutricional, exercício físico e teatro. Além disso, houve ainda a oficina de horta em garrafa pet e comercialização de produtos feitos por cooperativas.
A iniciativa é coordenada pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consean) que também orienta pequenos agricultores a cultivarem e comercializarem produtos orgânicos de qualidade. Confira abaixo os locais onde esses alimentos são vendidos:
- Feira da Associação de Produtores Orgânicos do Agreste (Aspoagre), semanalmente às quartas-feiras das 9h às 14h. Local: Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (AEASE) na Avenida Beira Mar.
- Feira Aracaju: quinzenalmente às quintas-feiras das 9h às 16h. Local: em frente a Secretaria de Estado da Inclusão Social (Seides) na Rua Santa Luzia.
- Feira Itabaiana, semanalmente às sextas-feiras das 15h às 20h. Local: calçadão Dr. Airton Teles em frente à Secretaria Municipal da Agricultura.
- Feira de Ribeirópolis: semanalmente às quintas-feiras das 7h às 12h. Local: Avenida Barão do Rio Branco.
- Feira de Japaratuba: semanalmente às quartas-feiras das 6h às 14h. Local: em frente a Secretaria Municipal da Agricultura.
- Feira de Porto da Folha: semanalmente às segundas-feiras das 6h às 10h.
- Feira de Lagarto: semanalmente aos sábados das 7h às 12h. Local: Praça Filomeno Hora.
- Loja Aspoagre em Aracaju: de segunda-feira a sábado em horário comercial. Local: Avenida Francisco Porto, 804.
- Loja Aspoagre em Itabaiana: de segunda à sexta-feira em horário comercial. Local: Calçadão 13 de Maio, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário