MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

A CULPA MAIOR FOI DA FALTA DE CRITÉRIO NO RECRUTAMENTO DA ESTAGIÁRIA

Prefeitura diz que falha foi da estagiária que aplicou café em idosa

'Foi um erro, uma falha humana de uma estagiária', disse secretária.
Idosa morreu após ter café com leite aplicado na veia dela.

Bernardo Tabak Do G1 Rio

Patrícia Carvalho Coelho, secretária de Saúde do município de São de Meriti (Foto: Bernardo Tabak/G1)Patrícia Carvalho Coelho, secretária de Saúde de
São de Meriti (Foto: Bernardo Tabak/G1)
Em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (18), a médica Patrícia Carvalho Coelho, secretária de Saúde de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, atribuiu a culpa pela morte de Palmerina Pires Ribeiro, de 80 anos, à estagiária que aplicou café com leite na veia da idosa. Palmerina morreu dia 10 no Posto de Atendimento Médico (PAM) da cidade. 
“Foi um fato isolado. Foi um erro, uma falha humana de uma estagiária”, disse a secretária.
Patrícia Coelho informou que a sindicância aberta para apurar a morte da idosa ainda está em fase de apuração, sem previsão para ser concluída. Ela informou que não teve acesso ao inquérito policial, onde, em depoimento, a estagiária de enfermagem Rejane Moreira Telles, de 23 anos, afirmou que uma técnica de enfermagem do PAM, que ordenou o procedimento, não teria acompanhado a aplicação.
“A estagiária diz que recebeu uma ordem de uma técnica de enfermagem do PAM, que teria dito o seguinte: ‘Dá o leite para a paciente na sonda. Pega uma seringa naquele armário e administra o leite.’ Enquanto isso, segundo a estagiária, a técnica ficou usando o celular, jogando ou brincando, sentada em um canto da sala”, afirmou o delegado Alexandre Ziehe, titular da 64ª DP (São João de Meriti). Patrícia Coelho afirmou que a sindicância analisa o procedimento da técnica de enfermagem. “Claro que se isso aconteceu, houve um erro, e grave. Uma técnica de enfermagem não pode passar, nunca, um procedimento dela para uma estagiária”, disse a secretária.
Cerca de 30 estagiários são afastados
Entretanto, segundo a secretária de Saúde, a estagiária deveria, obrigatoriamente, estar acompanhada do supervisor do Centro Educacional Victor e Wladimir (Ceviw), onde Rejane estuda. “O auxílio dos técnicos de enfermagem do PAM aos estagiários do Ceviw não faz parte do convênio firmado entre a prefeitura e o centro educacional”, enfatizou Patrícia Coelho.
Patrícia Coelho informou também que cerca de 30 estagiários de enfermagem, de três escolas conveniadas ao PAM, foram afastados. Duas supervisoras e duas técnicas de enfermagem, que estavam de plantão no PAM no dia em que a idosa morreu, foram exoneradas. E a coordenadora de enfermagem do PAM está afastada das funções até o término da sindicância.
Ao final da coletiva, a secretária de Saúde de Meriti afirmou que não constava do prontuário de Palmerina a previsão de alta. Já segundo familiares da idosa morta, Palmerina tinha alta prevista para segunda-feira (15), um dia após o domingo em que ela morreu.
Família posa com foto da idosa Palmerina Pires Ribeiro, de 80 anos. Os parentes acusam uma estagiária do Posto de Atendimento Médico de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, de aplicar por engano café com leite na veia da idosa e causar sua morte. (Foto: Renata Soares/G1)Família posa com foto de Palmerina, de 80 anos (Foto: Renata Soares/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário