MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

XVI Feira Pan-Amazônica do Livro começa nesta sexta-feira, 21


Cerca de 450 mil visitantes são aguardados para o evento.
Segundo a organização da Feira, expectativa de lucro é de R$ 14,5 milhões.

Do G1 PA

Cerc ade 450 mil pessoas são esperadas para visitar os 90 mil livros que devem ser expostos na programação (Foto: Carlos Borges / O Liberal)Cerca de 450 mil pessoas são esperadas para visitar os 90 mil livros que devem ser expostos na programação em 2012 (Foto: Carlos Borges / O Liberal)
Nesta quinta-feira (20), às vésperas do início da XVI Feira Pan-Amazônica do livro, os preparativos do evento chegam à reta final. A montagem dos estandes começou no último dia 11 de setembro. Centenas de editoras finalizam os últimos detalhes para agradar aos visitantes, que de acordo com organizadores, podem chegar a 450 mil pessoas.
A Feira Pan- Amazônica do livro é considerada o maior evento literário da região Norte, e chega a sua 16ª edição. Realizada no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, a abertura oficial acontece nesta sexta-feira (21), a partir das 19h. O evento se estende até o dia 30 de setembro de 2012.
Segundo a coordenadora do evento, Andressa Malcher, a feira irá ocupar os 24 mil metros que dispõe o Hangar. No total, serão mais de 90 mil títulos em exposição nos 223 estandes, com aproximadamente 500 editoras representadas e uma expectativa de lucro em torno de R$ 14,5 milhões com a comercialização dos exemplares.
Ainda segundo Andressa, no Hangar I ficarão expostos os livros de literatura geral. O Hangar II será dedicado a literatura infantil e as revistas. Já no andar superior ficarão concentradas as exposições e as atividades acadêmicas, culturais e artísticas.
“Os espaços do andar superior serão ocupados pelas oficinas, workshops, palestras. O Papo Cabeça e os Encontros Literários também ficarão nas salas superiores, além das exposições, que este ano conta com uma mostra sobre sustentabilidade e o Salão do Humor, que foi inserido na programação”, explica.
O país homenageado nesta edição é Portugal e a comunidade lusitana será lembrada em diversas programações. Uma delas é a Mostra de Cinema Português Contemporâneo, que irá trazer obras de diretores portugueses, programação que integra a Mostra de Cinema Amazônia Doc. O primeiro Encontro Literário, no sábado (22), também contará com a participação da escritora portuguesa Lidia Jorge. No domingo (23), o bate papo com o público fica por conta do escritor português Gonçalo Tavares. Dia 26, o convidado será o também lusitano José Luis Peixoto.
Programação infantil promete ser destaque na Feira Pan-Amazônica este ano (Foto: Carlos Borges / O Liberal)Programação infantil promete ser destaque na Feira
Pan-Amazônica (Foto: Carlos Borges / O Liberal)
Para Adarah Caldas, 23 anos, descendente direta de portugueses e estudante de letras, o contato com as origens é fundamental, seja através de livros ou até mesmo em convívio de pessoas que preservam a cultura. Para ela, em ambos aprende-se muito. “Eu nunca estive em Portugal, mas, acabei adquirindo o sotaque português pela influência dos meus pais que são de lá e através de minha avó que a um ano veio morar conosco. Posso dizer que me considero uma portuguesa que fala égua e come maniçoba”, revela.
Sobre o país homenageado na XVI da Feira Pan- Amazônica do livro, a jovem destaca que “o fato do país homenageado da feira ser Portugal, só aumenta minha curiosidade de aprender sobre a literatura portuguesa. O evento em si, é a oportunidade que tenho de comprar livros mais em conta e participar de palestras”, conta a estudante.
Ariano Suassuna (Foto: Divulgação)Ariano Suassuna (Foto: Divulgação)
A programação, considerada um dos pontos altos da feira, terá ainda Ariano Suassuna, Martha Medeiros, Luis Fernando Veríssimo, Joca Terron e Paulo Sérgio Valle. O Encontro Literário acontece no Auditório Dalcídio Jurandir, sempre às 19h. Durante a XVI Feira Pan-Amazônica do Livro ocorrerão ainda debates, seminários, oficinas, leituras do vestibular, palestras, workshops, saraus, gincana literária, concurso de redação e shows culturais, com destaque para as apresentações do grupo teatrais Caixa de Elefante, de Porto Alegre (RS), e do guitarrista português Antonio Chainho, um dos mais conceituados músicos lusitanos.
Em 2012, um paraense de Santarém foi o escolhido para ser o patrono da feira. O maestro Wilson Fonseca, popularmente conhecido como Mestre Isoca, será o grande homenageado do evento literário. Se estivesse vivo completaria 100 anos este ano. Considerado um dos maiores músicos do Pará, Mestre Isoca compôs mais de 1.600 músicas ao longo sua carreira. Na programação em homenagem ao maestro, um seminário contará com a presença do seu filho, Vicente Malheiros, que irá falar sobre a vida e obra do compositor.
Os centenários dos escritores brasileiros Nelson Rodrigues e Eidorfe Moreira também estão na programação da XVI feira do livro, que tem entrada franca e funcionará sempre de 10h às 22h.
Serviço:XVI Feira Pan-Amazônia do Livro, de 21 a 30 de setembro, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. A abertura oficial do evento acontece nesta sexta-feira (21), a partir das 19h

Nenhum comentário:

Postar um comentário