MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 23 de setembro de 2012

Vítima de atropelamento morre à espera de leito de UTI em Cambuí


Jovem estava internado há três dias e aguardava liberação de leito.
SUS Fácil foi acionado e afirma ter buscado vagas em mais de 20 hospitais.

Do G1 Sul de Minas
O jovem Dhonata Honório da Silva, de 20 anos, que esperava por uma vaga de UTI no Hospital de Cambuí (MG) há três dias morreu na madrugada deste domingo (23). Ele foi vítima de um atropelamento na quinta-feira (20) e estava com hemorragia abdominal, além de vários traumatismos em todo o corpo.
Jovem morreu após três dias de espera por um leito (Foto: Tarciso Silva/EPTV)Jovem morreu após três dias de espera por um leito
(Foto: Tarciso Silva/EPTV)
O Hospital de Cambuí tem capacidade para receber 70 pacientes. Assim como no caso de Dhonata, quando o estado é grave, o próprio hospital faz o pedido de transferência pelo sistema que administra as vagas disponíveis, o SUS Fácil.
Segundo o sistema, mais de 20 hospitais em Minas Gerais e São Paulo foram procurados, mas nenhum disponibilizou vaga em leito de UTI.

De acordo com o Hospital de Cambuí, o jovem morreu às 4h e o corpo foi levado para o IML de Pouso Alegre (MG).
Os familiares e amigos do rapaz, que desde quinta-feira esperavam angustiados na porta do hospital, lamentam a perda.”Nós tentamos tudo que podíamos. O que me deixa mais triste é que além de termos perdido o Dhonata, não conseguimos o nosso objetivo, que era transferi-lo para a UTI, mas reconhecemos que os médicos do Hospital de Cambuí fizeram tudo que estava ao alcance deles. Eles deram toda atenção possível e o trabalho foi correto, o que eu lamento e eles também é que aqui não existem os recursos que poderiam ter salvado o Dhonata”, comenta João Soares de Souza Filho, amigo do jovem.

Outro caso

Em Santa Rita do Sapucaí (MG), a paciente Maria de Lourdes da Silva, 44 anos, vítima de um acidente de trânsito, esperava por um leito de UTI há dois dias e só conseguiu após a família acionar a Justiça.

Ela foi levada, em estado grave, para o Hospital Samuel Libânio no sábado (22), mas esperou até as 22h para conseguir uma vaga na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). De acordo com os familiares, o estado de saúde dela, embora grave, permanece estável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário