MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Único cemitério de Guajará-Mirim, RO, está em situação de abandono


Superlotado, parte do muro do cemitério Santa Cruz já não existe mais.
Prefeitura afirma ter novo terreno, mas não há previsão para iniciar as obras.

Do G1 RO
Em Guajará-Mirim, RO, o cemitério que existe desde a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré está em situação de abandono. Há vários anos não há mais espaço para novos enterros. Parte do muro do cemitério Santa Cruz, o único da cidade, já não existe mais.
Após a queda de um poste de iluminação de madeira, o local ficou sem iluminação. O mato toma conta das sepulturas, que apresentam um espaço cada vez menor entre uma cova e outra. Somente neste mês de setembro cerca de 30 pessoas foram enterradas no local.
O pedreiro que trabalha no cemitério diz que quando chegou em Guajará-Mirim, há 30 anos, o local já passava por problemas. "Já estava cheio aqui", afirma Francisco Holanda da Silva.
E o coveiro, coitado, é quem paga o pato. Como ele vai cavar mais fundo se debaixo tem mais dois, três"
Dionísio de Carvalho, ex-coveiro
Dionísio Barroso de Carvalho já trabalhou no local como coveiro e garante que não há mais espaço para novos enterros. "Tá superlotado. Não tem espaço para enterrar mais ninguém aqui. E o coveiro, coitado, é quem paga o pato. Quando chega a população e reclama que a cova está rasa o que a gente pode fazer? Como ele vai cavar mais fundo se debaixo tem mais dois, três", questiona Carvalho.
Segundo a Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim, RO, um terreno com mais de 48 mil metros quadrados será destinado ao novo cemitério da cidade. O local deveria estar pronto desde 2011, mas as obras ainda não começaram.
De acordo com o controlador geral do município, Paulo Roberto Araújo, o terreno será aterrado, mas as obras ainda não têm data para serem iniciadas. Uma equipe será encaminhada ao cemitério Santa Cruz para avaliar os custos para a construção de um novo muro. Com relação aos postes de energia, a Eletrobrás Distribuição Rondônia será acionada ainda nesta semana para avaliar a possibilidade de trocar os postes de madeira por postes de concreto e fazer os reparos no fornecimento de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário