MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Três bezerras nascem em única cria de vaca de propriedade em MG


Nascimento de trigêmeos do sexo feminino é considerado um caso raro.
De acordo com veterinária, ocorre um caso em cada 20 mil ou 30 mil.

Do Globo Rural
O nascimento de bezerros trigêmeos surpreendeu produtores de leite de uma fazenda em Patos de Minas, em Minas Gerais. As três fêmeas podem ajudar a aumentar a produção leiteira.
Uma das vacas do rebanho do criador Onofre José Caixeta pariu três bezerros. O nascimento de trigêmeos é considerado um caso raro. Porém, é ainda mais difícil nascerem três animais do sexo feminino. “Nascer trigêmeos e todas fêmeas é um caso em cada 20 mil ou 30 mil”, diz a veterinária Janaína Paula do Carmo.
O criador e sua família vivem da produção de leite de 80 vacas. Há quase 30 anos na atividade, ele está atento ao lucro que irá conseguir com as trigêmeas. “Daqui dois anos, tem mais três produzindo leite. Tem que superar a mãe”, diz Caixeta.
Os bezerros têm nomes que foram escolhidos pela produtora rural Maria de Fátima Caixeta, esposa do Onofre José Caixeta. “Pérola, Estrela e Vitória. Três bezerras de sêmen é um grande incentivo na produção leiteira pra gente”, diz.
Segundo o consultor veterinário do Globo Rural, Enrico Ortolani, ao menos um dos filhotes costuma ser macho em partos de trigêmeos. Quando isso acontece, há grandes chances das fêmeas nascerem estéreis. Os hormônios do macho interferem no sistema reprodutivo das fêmeas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário