MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Transplante de rim entre irmãos é realizado no norte do Paraná


História reúne quatro irmãos gêmeos de Maringá, no norte do estado.
A primeira das cirurgias foi realizada na tarde de quinta-feira (20).

Do G1 PR

O programador Fábio Gomes da Silva, que passou por uma transplante de rim doado pela irmã Silvana Gomes da Silva, na tarde de quinta-feira (20), permanece internado na Unidade de Terapia Semi Intensiva da Santa Casa de Maringá, no norte do Paraná. Segundo o hospital, ele apresenta quadro clínico estável. Fábio precisou realizar o transplante com urgência após descobrir que tinha insuficiência renal crônica.

Além dele, o gêmeo Fabiano, de 35 anos, recebeu o diagnóstico da doença que comprometia 85% dos rins quase seguidamente, e o desespero se estendeu por toda a família. A notícia de que as, também gêmeas, irmãs mais velhas eram compatíveis veio após uma bateria de exames que se prolongou por quase ano.
A cirurgia de Fábio durou sete horas, e correu de acordo com o esperado, segundo a assessoria da Santa Casa. Ainda de acordo com o hospital, Fábio deve continuar em isolamento até domingo (23), e apenas os médicos e enfermeiros devem ter contato com ele. O procedimento, conforme os médicos, é considerado normal. O período de 72 horas após o transplante é considerado o mais crítico, e apenas depois é que poderá ser avaliado o resultado da cirurgia.
A doadora também continua internada, mas já foi para o quarto e teve as visitas liberadas. A expectativa dos médicos é de que ela receba alta até domingo.
Gêmeos devem receber rins das irmãs, também gêmeas (Foto: Reprodução RPC TV)Gêmeos devem receber rins das irmãs, também gêmeas (Foto: Reprodução RPC TV)
Irmãs salvam irmãos
O irmão gêmeo de Fábio, Fabiano Gomes da Silva, sofre com a mesma doença e também vai precisar do transplante. Ele comemorou após saber que a outra irmã gêmea Luciane também é compatível e decidiu fazer a doação, que ainda não tem data para ocorrer.
A história, que no final das contas reuniu os quatro irmãos gêmeos Fábio, Fabiano, Luciane e Silvana, emocionou a família após o desespero da procura pela compatibilidade.
Ao G1, Fábio contou foi o primeiro a descobrir o problema. Ele explicou que logo que fez os exames pediu para que o irmão Fabiano também realizasse. Foi então que os dois confirmaram que estavam com 85% dos rins comprometidos. "Não deu outra, até nessa hora fomos iguais, infelizmente ele também tem o mesmo problema".
"Nós tivemos a sorte de ter duas irmãs gêmeas também. Isso ajudou ainda mais na questão da compatibilidade. Quando soubemos que elas seriam as doadoras, foi uma alegria só e isso vai fazer com que a gente se una ainda mais". ressaltou Fábio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário