Com o lançamento do concorrente HB20, compacto chega mais barato.
Hatch e sedã serão comercializados em sete versões, de até R$ 44.690.
Toyota lança o Etios para esquentar a briga entre os compactos (Foto: Raul Zito/ G1)
O modelo vai custar entre R$ 29.990 a R$ 44.690 - mais baixo do que os R$ 35 mil a R$ 48 mil anunciados em agosto passado, quando o carro deu as caras no país. O HB20, lançado oficialmente na semana passada e esperado nas lojas em outubro, custa a partir de R$ 31.995. No encalço dois dois virá o Chevrolet Onix, outro modelo inédito, que deverá chegar para o Salão de SP, no fim de outubro. Os preços dele ainda não foram divulgados. E o Volkswagen Gol, que lidera entre os compactos, agora parte de R$ 27.990 após uma reestilização.
O Etios chega às concessionárias no próximo dia 28 de setembro e terá 3 anos de garantia. Confira todos os preços e versões:
Hatch
Etios 1.3: R$ 29.990
Etios X 1.3: R$ 33.490
Etios X 1.3 com ar-condicionado: R$ 36.190
Etios XS 1.3: R$ 38.790
Etios XLS 1.5: R$ 42.790
Sedã (motor 1.5)
Etios X 1.5: R$ 36.190
Etios x com ar-condicionado 1.5: R$ 38.890
Etios XS 1.5: R$ 41.490
Etios XLS 1.5: R$ 44.690
Itens se série do hatch
Na versão de entrada do hatch, o Etios vem com airbags frontais, para-choque na cor do veículo, porta-luvas ventilado, alertas visuais e sonoros do não afivelamento do cinto de segurança e abertura das portas. A versão X, um degrau superior, tem tais equipamento e mais regulagem de altura do volante, aerofólio traseiro, direção elétrica, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem), desembaçador do vidro traseiro e filtro no sistema de ventilação. Como item opcional, esta versão tem o ar-condicionado.
Já o modelo XS agrega o ar-condicionado de série, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, sistema de áudio com AM/FM, CD player e entrada USB. Esta versão vem ainda com conta-giros e vidros e travas elétricos nas quatro portas. Todas essas três versões vêm com motor 1.3.
A topo de linha XLS vem com propulsor 1.5 e componentes adicionais como faróis de neblina, grade dianteira com moldura cromada, rodas de liga leve de 15 polegadas, abertura do porta-malas por comando elétrico, travamento das portas por controle remoto e sistema de alarme.
Versão sedã do primeiro 'popular' da Toyota no Brasil (Foto: Raul Zito/G1)
Equipamentos do sedãTodas as três versões do Etios sedã têm sob o capô motor 1.5. A mais básica, Etios X, vem com regulagem de altura, direção elétrica, freios ABS com EBD, airbag duplo, alerta de uso de cintos, barra de proteção nas quatro portas e desembaçador do vidro traseiro. O ar-condicionado é opcional, neste caso.
A opção XS traz o ar-condicionado e acrescenta à lista maçanetas e retrovisores na cor do veículo, sistem de áudio, conta-giros, porta-malas com acabamento cromado e vidros e travas elétricos. A topo de linha XLS vem ainda com faróis de neblina, rodas de liga leve, acabamento cromado nos difusores de ar, maçaneta na cor prata, travamento das portas por controle remoto e sistema de alarme.
Motores e consumo
O propulsor 1.3 desenvolve 84/90 cavalos de potência (gasolina/etanol) e 11,9/12,8 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11,8 segundos com etanol e 12,2 segundos com gasolina.
O consumo urbano prometido pela Toyota é de 8,5 km/l com etanol e 12,5 km/l a gasolina. Já o rodoviário é de 9 km/l e 13 km/l.
Já o 1.5 tem 92/96,5 cv de potência e 13,9 kgfm de torque. O consumo, no hatch, é de 8,5 km/l com etanol e 12,4 kml com gasolina, na cidade. Em estradas vai para 8,9 km/l e 13,4 km/l. Na versão sedã, o motor faz 8,4 km/l ou 11,9 km/l na cidade. E 9,3 km/l e 14 km/l na estrada.
De onde ele vemO Toyota Etios é fabricado na nova planta de Sorocaba (SP), inaugurada em agosto passado. A montadora mantém a fábrica de Indaiatuba (SP), onde produz o sedã Corolla. A nova instalação conta com 11 fornecedores, sendo 5 deles trazidos do Japão. A meta de produção inicial é de 70 mil unidades por ano, mas a planta tem capacidade para 400 mil unidades anuais.
Missão de dobrar vendasAntes do lançamento, o Etios chegou a ser exibido em um shopping de SP (veja impressões). Com o lançamento de seu "popular", a montadora japonesam pretende dobrar as vendas no Brasil. O objetivo é emplacar 200 mil unidades por ano -em 2011 foram quase 100 mil.
Atualmente, a empresa tem 2,8% de participação no mercado nacional e projeta crescimento entre 4% e 5% nos próximos anos, atingindo o patamar de 4 milhões de unidades.
"Nosso objetivo é nos tornarmos uma das maiores montadoras do Brasil ainda nesta década", afirmou o presidente da Toyota Mercosul, Shunichi Nakanishi, na inauguração da fábrica de Sorocaba, em agosto.
Interior do Etios: painel de instrumentos é centralizado (Foto: Raul Zito/G1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário