MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Tempo seco prejudica a produção de alcachofra em Piedade, SP


Começou a colheita da alcachofra no município.
Planta produz flor de miolo comestível muito apreciado desde a antiguidade.

Do Globo Rural

No topo da planta, a flor se esconde dentro do saquinho feito de jornal, estratégia de manejo que garante a cor arroxeada, mais valorizada no mercado.
Na propriedade de George Osako, em Piedade, sudeste do estado, parte da produção de alcachofra já está em ponto de colheita. A planta desenvolveu-se bem até agora e o produtor espera colher 25 mil caixas.
Ao contrário da produção de George, na maior propriedade produtora de alcachofra de Piedade, o produtor já estima perdas. Na primeira fase da colheita, em meados de maio e junho, o que prejudicou foi o excesso de chuva, agora, na segunda fase, a falta dela começa a causar preocupação.
As perdas são estimadas em 10% e a meta de Shiniti Miyazaki de colher 60 mil caixas está ameaçada. A torcida é para voltar a chover logo.
Além de cultivar alcachofra há 40 anos, o agricultor também é presidente da Associação de Produtores e conta que a produção vai depender muito do fator climático. "Tomara que a chuva volte logo”, diz.
Toda a produção de alcachofra é irrigada, mas os produtores precisam de chuva para abastecer os tanques de irrigação. Muitos já estão quase secos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário