MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Tempo seco e inverno ameno podem garantir pêssego de qualidade no PR


Tempo com menos umidade diminui o aparecimento de doenças.
Expectativa é de boa safra e com frutos bem saborosos em todo estado.

Do Globo Rural

A florada do pêssego mudou a paisagem dos campos no Paraná. Nessa fase de desenvolvimento dos pomares, os agricultores comemoram o tempo mais seco e o inverno ameno, que podem garantir uma fruta de boa qualidade.
O inverno com clima seco ajudou a carregar os pomares de flores. O produtor Meroslau Kolecheski tem mil pessegueiros na propriedade e espera pelo menos 15 toneladas de pêssego. “Desde que não tenha mais nenhum problema climático, acho que a produção será muito boa”, diz.
O tempo com menos umidade diminui o aparecimento de doenças como a podridão parda e a sarna, que comprometem as flores. Por isso, neste ano a expectativa é de uma boa safra e com frutos bem saborosos em todo Paraná.
“A condição de clima mais seco faz com que tenhamos uma fruta de melhor qualidade. Também porque a planta acumula mais açúcares. Com isso, são repassados aos frutos. Então, nós temos frutos com maiores teores de açúcares”, diz o agrônomo Antônio Martins.
Há 20 o agricultor Augusto Primo trocou a plantação de cebolas pelo pomar de pêssegos. Por causa da inclinação do terreno, as árvores ficam expostas à luz do sol praticamente o dia todo. Assim, o crescimento dos frutos é mais rápido. Essa é uma boa vantagem na hora de negociação do produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário