MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Sobram vagas de emprego para deficientes em Porto Velho


Muitos deficientes deixam emprego por medo de perder benefícios do INSS.
Empresas reclamam da falta de candidatos qualificados.

Vanessa Vasconcelos Do G1 RO

Onei trabalha em um supermercado de Porto Velho e espera assumir novas responsabilidades dentro da empresa. (Foto: Vanessa Vasconcelos/G1)Onei trabalha em um supermercado de Porto Velho
e espera assumir novas responsabilidades dentro
da empresa. (Foto: Vanessa Vasconcelos/G1)
Em Porto Velho sobram vagas para deficientes. Dos quase 800 membros associados na Associação de Deficientes e Familiares de Rondônia (Asdef), apenas 40 pessoas estão empregadas. Empresas afirmam que falta mão de obra qualificada para suprir as vagas em oferta para esse tipo de demanda. De acordo com a Lei 8.213/91, empresas com 100 ou mais funcionários devem reservar de 2% a 5% dos cargos para beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência.
A presidente da Asdef, Ruth dos Santos, conta que muitas empresas da capital recorrem a entidade em busca de candidatos, mas falta mão de obra qualificada. Outro problema que dificulta a contratação e a permanência  dos empregos é o benefício financeiro que os deficientes recebem através do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). "A maioria prefere largar o emprego a perder o benefício", conta Ruth.
De acordo com Cleyanne Alves, responsável pelo recrutamento de deficientes em um supermercado da capital, muitos são pressionados pelas famílias a largar o emprego com carteira assinada por causa do benefício pago pelo INSS, cujo valor é menor que o recebido  no emprego.
Segundo Cleyanne, em um ano e sete meses de funcionamento, o supermercado conseguiu fechar o quadro de vagas para deficientes uma única vez, mas por pouco tempo. "O concorrente acabou levando três dos nossos funcionários oferecendo um benefício a mais", conta Cleyanne, que salienta a grande rotatividade do preenchimento das vagas devido ao crescimento do número ofertas de empregos para deficientes físicos no mercado de trabalho de Porto Velho.
Segundo a Asdef, o recrutamento é realizado da mesma forma que acontece com os não portadores de deficiência. As entrevistas ocorrem com o auxílio de um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), no caso de deficientes auditivos, que são maioria. Após a contratação, os novos funcionários passam por um processo de inclusão e integração com os demais empregados.
Com experiência em dois supermercados, Onei Pereira de Souza é surdo e diz que não enfrenta dificuldades no trabalho. "Tudo depende do esforço de cada um. Estou na função de auxíliar de proteção e perdas hoje, mas eu planejo algo melhor para o futuro, quero assumir novas responsabilidades dentro da empresa", diz Onei por meio de uma intérprete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário