MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Setor hoteleiro de Vilhena, RO, investe em curso de gastronomia e confeitaria


Competitividade obriga empresários a qualificarem a mão de obra.
Em Vilhena surgem dois novos hotéis a cada ano, segundo Sebrae.

Flávio Godoi Do G1 RO

Alunos aprendem a cozinhar com ingredientes regionais (Foto: Flávio Godoi/G1)Alunos aprendem a cozinhar com ingredientes regionais (Foto: Flávio Godoi/G1)
O crescimento da rede de hotelaria em Vilhena, RO, nos últimos anos, gerou a necessidade do aperfeiçoamento dos serviços prestados pelos profissionais da área. Atualmente, segundo a estimativa de base do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) há no município 20 hotéis, com previsão de inauguração de mais quatro.
A empresária Ângela Menão vê o crescimento do setor como uma forma benéfica para a economia da cidade, mas salienta a concorrência de mercado. “Sou de uma família que trabalha no ramo hoteleiro desde 1987 e a cada ano percebemos o crescimento do setor, o que é bom para o município, mas nos obriga a buscar sempre novas formas de manter a clientela”, diz Menão.
Para melhorar o atendimento aos clientes, o Sebrae de Vilhena realiza um curso de gastronomia e confeitaria destinado a hotéis e restaurantes.Cerca de 30 pessoas participam das aulas ministradas pela cheff de cozinha Cléo Ressetti, que encerram no dia 27 de setembro.
Não podemos falar em potencializar e criar uma identidade culinária de Vilhena e preparar pratos com ingredientes que não são nativos daqui"
Cléo Ressetti, cheff de cozinha
O cardápio dos pratos preparados no curso possuem nomes requintados, vindos de várias partes do mundo, porém a composição, segundo Cléo, é totalmente voltada para os ingredientes encontrados na região.
“Não podemos falar em potencializar e criar uma identidade culinária de Vilhena e preparar pratos com ingredientes que não são nativos daqui. Por isso, pegamos as receitas internacionalmente conhecidas e as preparamos com os produtos de nosso estado. Não há a necessidade de comprar nozes se nós temos a castanha do Pará, por exemplo”, ressalta Cléo.
Segundo o técnico do Sebrae Charif Mohamed, o auxílio na melhoria dos serviços gastronômicos de Vilhena tem foco no desenvolvimento econômico da região gerando mão de obra qualificada. A cada ano, dois novos hotéis são inaugurados.
“A prestação de serviço, atualmente, emprega 70% da população de Vilhena e esse crescimento tem que acontecer, mas sem descaracterizar o que é natural do Sul do estado. Vilhena tem potencial de comportar as várias atividades voltadas ao turismo, pois ainda é pouco explorado”, salienta.
Turismo
Para Mohamed, a cidade, como porta de entrada da região Norte, atrai naturalmente os turistas que buscam conhecer e passar momentos de lazer, visitando também, os municípios localizados nos arredores.
“A expansão do turismo em Vilhena reflete nos municípios vizinhos. Tanto que estamos realizando trabalhos semelhantes de aperfeiçoamento nos serviços de gastronomia em cidades como Pimenteiras do Oeste e Colorado do Oeste”, lembra Mohamed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário