MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Semana do Japão comemora migração para a Amazônia


Mais de 46 mil japoneses vieram para o Pará no início do século XX.
Comemoração celebra implantação da terceira colônia no Brasil.

Do G1 PA

Começa 25ª Semana do Japão no Pará (Foto: Cristino Martins / O Liberal)Começa 25ª Semana do Japão no Pará (Foto: Cristino Martins / O Liberal)
Que tal experimentar o sabor do sushi e de outros pratos japoneses? Aprender a fazer origamis ou a criar um belo ikebana - arranjo floral? Quem sabe você não está curioso para conhecer os passos suaves do bon odori - dança tradicional japonesa? Todas essas experiências são possíveis durante a 25ª Semana do Japão em Belém que segue até o dia 15 de setembro. A programação inclui oficinas de arte, cultural, dança, artes marciais e ainda exposições e venda de pratos tradicionais do país que fica do outro lado do mundo.
Mas será que o Japão fica assim tão distante? De acordo com o pesquisador da Universidade Federal do Pará (UFPA), Tatsuo Ishizu, a história do Japão na Amazônia começou em 16 de setembro de 1926 quando 43 famílias desembarcaram no Pará criando a terceira colônia japonesa no Brasil. Até 1652, quando o fluxo migratório perdeu fôlego, mais de 46 mil imigrantes já haviam se mudado para cidades paraenses e seus descendentes ainda são facilmente avistados em cidades do interior do estado como Tomé-Açu e Monte Alegre.
Quase noventa anos depois, a data ficou conhecida como o Dia da Imigração Japonesa no Pará e é celebrada pela Associação Pan-Amazônia Nipo-Brasileira por meio da Semana do Japão.
Origami também faz parte da programação da Semana do Japão em Belém (Foto: Divulgação)Origami também faz parte da programação da Semana do Japão em Belém (Foto: Divulgação)
Para a pequena Luana Bernardes o evento é uma oportunidade para conhecer mais sobre a cultura de sua família. "Para mim é uma coisa muito importante porque faz parte da minha cultura!", assegura a estudante que tem aulas de bon odori com a avó.
E se a proposta é aproximar o Japão da Amazônia, Lorena Soares, está dando uma ajudinha no processo. "Como a professora de dança explicou, as japonesas dançam mais quietinhas e as paraenses tem mais molejo. Então nas aulas estamos rebolando e misturando tudo", conta a jovem que garante: Quem dança carimbó pode encarar o desafio.
Na programação deste ano a novidade é a Mostra de Cinema Japonês “Força da Superação e Belezas do Japão” que apresenta sessões na Estação das Docas, nos horários de 16h, 18h e 20h30 até o dia 13 de setembro.
Já a noite do dia 14 de setembro é reservada para a comemoração pelo Dia da Imigração Japonesa no Pará e a partir das 16h o público pode conferir as apresentações de dança, tambor japonês, artes marciais e cítara japonesa na sede da associação.
No espaço os visitantes também podem conferir a Feira de Produtos japoneses e a venda de comidas típicas, além da exposições de Origami (dobradura em papel), Shuji (caligrafia oriental) e Ikebana (arranjo floral) e ainda a demonstração de Yukata, a vestimenta informal japonesa de verão.
Serviço
Semana do Japão
De 12 a 15 de setembro
Associação Pan-Amazônia Nipo-Brasileira
Travessa 14 de Abril, entre avenida Magalhães Barata e José Malcher
Informações: 3229-4435 ou 3229-9082 

Nenhum comentário:

Postar um comentário