MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Segmento de caminhões vive ano fraco e atípico

Compra foi antecipada devido a exigência de nova tecnologia em 2012.
Com motor a diesel menos poluente, veículo ficou até 15% mais caro.

Priscila Dal Poggetto e Luciana de Oliveira Do G1, em São Paulo

caminhão (Foto: Reprodução/TV TEM)Venda e produção de caminhões estão em baixa
neste ano (Foto: Reprodução/TV TEM)
Enquanto os carros alcançaram recorde de vendas no Brasil, o segmento de caminhões vive um ano atípico. Os emplacamentos caíram 30,89% em agosto, na comparação com um ano atrás, de acordo com dados da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgados na última terça-feira (4). A previsão da entidade para este ano é de que a venda de caminhões caia 19%, para 139.853 unidades.
O mau ano para esse segmento também foi destaque na divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no segundo trimestre deste ano – que cresceu 0,4% ante o trimestre anterior. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) considerou um "freio" no crescimento industrial o setor de máquinas e equipamentos, o que inclui, pela classificação do instituto, a produção de caminhões.
O comércio desse tipo de veículo é considerado um termômetro da produção do país, já que a maior parte das compras de caminhões é voltada para o transporte do que as fábricas entregam, da produção agrícola e da construção civil.
Ao falar sobre 2011, o presidente da Fenabrave, Flavio Meneghetti, lembra o ano em que as vendas de caminhões tiveram um ritmo além do normal. Isso porque muitos clientes decidiram antecipar as compras - e, consequentemente, as montadoras aumentaram o ritmo de produção - para garantir veículos com padrão anterior ao novo Euro 5, exigido pelo governo brasileiro para motores a diesel a partir de janeiro deste ano. Em outras palavras, os frotistas quiseram garantir a compra de veículos mais baratos.
Na análise da Fenabrave, o que mais afetou o setor de caminhões foi a antecipação "surpreendente" de compra. "Isso foi o que pesou de verdade, nem foi o crescimento mais lento do PIB do país", destacou Meneghetti nesta segunda-feira, ao anunciar os dados do setor de agosto. Na visão da Fenabrave, o setor tende a se recuperar no próximo ano.
Alta nos preços e demissões
A tecnologia, menos poluente, resultou em significativo aumento de preço para os caminhões. A Ford diz que a alta foi entre 6% e 12%, variando conforme o modelo. A Iveco fala em 8% a 15% e a Scania, em 10% a 15% de alta, destacando que "foi a líder dos emplacamentos de caminhões pesados Euro 5 de janeiro a julho de 2012", com 3.275 unidades, "volume que representou quase 35% do total de 9.275 unidades Euro 5 emplacadas pelo mercado no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam)".
Gráfico caminhões (Foto: Editoria de Arte/G1)
"A maioria dos frotistas antecipou a compra de caminhões entre o fim do ano passado e início deste ano. As próprias montadoras passaram a produzir mais em 2011 para encher os estoques de produtos 'mais acessíveis'", resume Rebeca de La Rocque Palis, do IBGE.
Os emplacamentos no segundo trimestre começaram com a queda de 9,19% em abril, sobre o mesmo período do ano passado, acentuada para 27,6% em junho, na mesma comparação. A produção ficou 23,4% abaixo de 2011 em abril e chegou à queda de 55,8% em junho, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
O ritmo menor refletiu nas relações de trabalho. Em julho, a Volvo demitiu 208 de 574 trabalhadores temporários no Paraná "devido à significativa queda nas vendas nos primeiros meses deste ano". Na última sexta, a Mercedes-Benz anunciou que pararia a produção em São Bernardo do Campo (SP) por um dia, para ajuste da produção à demanda. A expectativa da montadora é de que o mercado brasileiro de veículos comerciais sofra queda de 20% nas vendas deste ano.
Ritmo da economia também conta
Para o economista Samy Dana, da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), a baixa na produção de caminhões não pode ser creditada apenas à antecipação das compras. "[O setor] tem uma característica que é depender da atividade econômica", destaca. "Acho que a economia atualmente vende essa ideia de incerteza total."
Alcides Leite, da Trevisan Escola de Negócios, concorda que o segmento acompanha muito o crescimento da economia em si e depende da produção industrial, lembrando que as compras de caminhões, pelo alto valor, são sempre planejadas com bastante antecedência, diferente da compra de um carro, por exemplo. "É quase um bem de capital".
Leite acredita que, com o aumento de investimentos, incentivados pelo governo, o segmento deve se recuperar em seis meses.
Na última quarta-feira (29), ao anunciar a prorrogação do IPI para carros, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, também divulgou a decisão do governo de estender para até o final do ano o Programa de Sustentação do Investimento (PSI) do BNDES, com redução dos juros para a compra de bens de capital e caminhões de 5,5% para 2,5% ao ano.
Renovação no porto de Santos
O porto de Santos (SP) receberá o programa inicial para a renovação da frota de caminhões no país e, assim, estimular a compra de veículos novos, especialmente por autônomos. O governo estadual prevê financiamento de mil caminhões com taxa zero para os veículos pesados que circulam no porto. As linhas de financiamento serão operadas pela Nossa Caixa Desenvolvimento, com recursos de R$ 45 milhões para equalizar os juros, que seriam de 5,5% ao ano pelo programa Procaminhoneiro.
De acordo com Marco Antônio Saltini, vice-presidente da Anfavea e diretor de relações governamentais e institucionais da MAN Latin America, as reuniões com fabricantes devem começar neste mês e o pagamento poderá ser dividido em até 96 meses.
Segundo ele, os donos de caminhões que comprovadamente trabalham no porto poderão negociar o custo de seus veículos como sucata. Dessa forma, cria-se uma garantia de que os veículos não continuarão em circulação e nem terão peças reaproveitadas por desmanches.
Saltini ressalta que os volumes de caminhões comercializados no país neste ano, ainda que fiquem abaixo de 2011, são significativos e superam e muito os da década de 1990, que eram em torno de 60 mil.
Para o executivo, o grande desafio é descobrir de quanto é, de fato, o mercado brasileiro de caminhões em volumes. "Há caminhões comercializados no fim do ano passado que seguiram para as implementadoras e foram emplacados apenas em abril, por exemplo. Ou seja, a queda é ainda maior nos últimos meses. Basta ver pela baixa de 45% na produção", observou o executivo no último Congresso da Fenabrave, no mês passado, em São Paulo.

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