MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 15 de setembro de 2012

Secretaria da Saúde registra queixa na polícia contra invasão a hospital


Familiares de jovem morto invadiram hospital com caixão antes de velório.
Eles denunciam negligência no atendimento. Vítima morreu de leptospirose.

Do G1 BA

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou, em nota enviada na madrugada deste sábado (15), que quer "responsabilizar" as pessoas que invadiram o Hospital do Subúrbio carregando o caixão de um jovem de 23 anos, morto com diagnóstico de leptospirose, em Salvador. A ação da família foi realizada na tarde de sexta-feira (14), antes do velório da vítima, com a alegação de ter ocorrido negligência médica no diagnóstico feito pela unidade durante os primeiros atendimentos. A doença surgiu após ele ter caído em um canal poluído do Rio Vale do Paraguari, em Periperi.
De acordo com a nota, as imagens foram encaminhadas à polícia para que os envolvidos no ato que danificou a estrutura física do hospital sejam "responsabilizados legalmente". A secretaria ratifica que o atendimento dado ao oaciente foi o adequado aos sintomas que ele apresentava quando entrou nos hospitais do Subúrbio e Couto Maia.
"O ato de vandalismo, ocorrido na emergência do HS [Hospital do Subúrbio], colocou em risco a vida de inúmeras pessoas que estavam sendo atendidas naquela unidade, atentou contra a integridade física de trabalhadores no exercício de sua atividade profissional e depredou o patrimônio público", relatou em nota a secretaria.
A diretoria do hospital diz que se solidariza com a perda na família e que se coloca à disposição para esclarecimentos. Na manhã deste sábado, o atendimento no hospital estava normalizado. A direção da unidade solicitou o reforço da Polícia Militar (PM), no lado de fora, e de seguranças terceirizados no interior do hospital. "Nós nos solidarizamos, entendemos que é uma perda, uma dor, mas não podemos, na verdade, compreender e aceitar esse tipo de agressão ao hospital", diz a diretora da unidade, Alice Cavalcanti.
Davi de Santana, pai da vítima, apontou que ele já foi intimado pela 5ª delegacia. O depoimento está marcado para ocorrer às 16h de segunda-feira (17). O pai do rapaz diz que não foi relatado o motivo da intimação. O corpo de seu filho foi enterrado por volta das 17h de sexta-feira.
Entenda o caso
Familiares do jovem morto na madrugada de sexta-feira (14) invadiram o Hospital do Subúrbio, antes do velório, carregando o caixão com o corpo do rapaz em protesto pela sua morte.

De acordo com o pai da vítima, Davi de Santana, eles foram até a unidade de saúde para reclamar de descaso do hospital durante os primeiros atendimentos. "O que estamos levando em conta é o fato de todo esse descaso no Hospital do Subúrbio. Todo mundo que vai para lá é detectado com virose. Eles só querem atender emergência, com tiro e facada. Quando você chega lá com dor no corpo, eles dizem que é virose", relatou Cristiane Santos, prima da vítima.
Segundo o Hospital do Subúrbio, "o paciente deu entrada na unidade hospitalar no dia 10/09/12 e, sem aguardar atendimento médico, evadiu-se. No dia 11/09/12, às 13h45, retornou ao HS com queixa de dor lombar após queda. Foi atendido pelo neurocirurgião, realizou exames de imagem, foi medicado e permaneceu em observação até às 22h14, quando recebeu alta por melhora. O paciente também recebeu as informações para os cuidados necessários", informou a unidade de saúde em nota enviada à imprensa.
Familiares de morto por leptospirose na BA invadem hospital com caixão (Foto: Imagens/TV Bahia)Canal onde vítima pode ter contraído a doença.
(Foto: Imagens/TV Bahia)
Leptospirose
Cristiane Santos, prima da vítima, afirma que o rapaz caiu no canal poluído do Rio Vale do Paraguari, no bairro de Periperi, há 10 dias. "Ele caiu e foi para casa, tomou banho e não sentiu nada. Só na segunda-feira (10) ele começou a sentir dores e ficou com febre. Levamos ele no hospital do Subúrbio e disseram que era virose. Medicaram e mandaram para casa", disse.

Ela conta que, como a febre voltou e ele já vomitava sangue, eles retornaram ao mesmo hospital e dessa vez o encaminharam para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). "Lá eles disseram que era um problema de coluna e nos encaminharam novamente para o hospital do Subúrbio. Lá, eles resolveram fazer um exame de sangue, foi quando detectaram a doença. Por fim, transferiram ele para o hospital Couto Maia, onde ele veio a falecer".
Segundo informações da Sesab, de janeiro a abril de 2012 foram registrados 26 casos de leptospirose no estado, com duas mortes. Uma em Salvador e outra em Candeias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário