MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 15 de setembro de 2012

Seca continua castigando 18 municípios de Sergipe


Em Poço Redondo só choveu 45 mm nos últimos oito meses.
Parte do rebanho morreu e plantas não se desenvolveram.

Do G1 SE

A sete dias para o fim do inverno a seca ainda castiga os sertanejos de Sergipe. Em Poço Redondo, no Alto Sertão, a estiagem já dura 15 meses e só choveu 45 milímetros nos últimos oito meses. Outros 17 municípios sergipanos continuam em situação de emergência e recebem água através de carros-pipa.
De acordo com o levantamento feito pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) o pouco de chuva que caiu foi até o mês de julho. Alguns agricultores se animaram e plantaram milho, mas as plantas não se desenvolveram, muitas estão com as folhas secas e nenhuma espiga brotou.
O gado de corte e de leite que era facilmente encontrado nas propriedades praticamente desapareceu. “Já tive 12 cabeças de gado, agora só tenho três porque o verão foi muito pesado e morreu a metade”, afirma o produtor rural Cosme Barros dos Santos. A palma, que serve de alimento para os animais, é a única cultura que resiste a seca.
O caminhão pipa enviado pela Defesa Civil e pelo Exército é a única forma de garantir água nas propriedades rurais. Na cisterna da casa de Maria José de Oliveira o estoque já está no fim. “Se não fossem os carros-pipa eu acho que a gente nem estaria vivo porque não teria onde beber”, afirma a dona de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário