MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 9 de setembro de 2012

Santuário da Matriz de Trindade completa 100 anos, em Goiás


Cidade famosa por romaria do Divino Pai Eterno festeja centenário.
Programação conta com atividades religiosas e shows até o dia 16.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

Em comemoração aos 100 anos do Santuário Matriz, a cidade de Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia, vive dias de festa. Na noite de sexta-feira (7), milhares de católicos assistiram ao show do padre Reginaldo Manzotti. A programação religiosa e de shows segue até o próximo dia 16.

Na noite deste sábado, a missa em comemoração ao centenário será presidida pelo Arcebispo Dom Washington Cruz. No domingo (9), haverá show do cantor Leonardo.
Totalmente restaurada, a igreja não perdeu os detalhes que deram origem a uma das maiores romarias do país. No altar, predomina as características do estilo barroco. Tudo foi talhado na aroeira por um padre redentorista em 1912. Vai resistir por muito tempo, assim como a fé de tantos devotos.
Basta andar pelo templo para perceber a simplicidade da obra de adobe, uma espécie de tijolo rústico feito de terra, água e palha. Da madeira de sustenção cortada no facão, do piso cheio de falhas, da cúpula da torre, erguida sem técnica mas com muita boa vontade, podemos perceber um pouco da história.
A história do Santuário Matriz se confunde com a de Trindade, que cresceu em torno da igreja. Nesses 100 anos, os devotos do Divino Pai Eterno se multiplicaram e festa em devoção ao padroeiro se tornou uma das maiores do país.
Os sinos vieram da Alemanha na época da inauguração e estão aqui até hoje, assim como o relógio, também alemão, que agora não funciona, mas durante anos marcou a vida dos moradores da cidade.
Juvenil Oliveira Freitas e Hermeralda Oliveira Freitas comemoram 50 anos de casados em 2012. Nas fotos, as lembranças de momentos marcantes na igreja Matriz de Trindade. Os dois fazem parte dos fiéis que têm um carinho especial pelo local.

"Casamos e 62 e todos os nossos filhos e netos foram batizados nela", diz Hermeralda. "A matriz é a nossa mãe de igreja em Trindade", completa Juvenil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário