MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 15 de setembro de 2012

Sanfoneiro mirim do RN sonha com Exu, cidade onde nasceu Gonzagão


Rafael tem 6 anos e quer conhecer a terra natal de Luiz Gonzaga.
Paixão pelo Rei do Baião começou depois que ele assistiu a um DVD.

Do G1 RN
Rafael quer conhecer a cidade de Exu, onde nasceu o Rei do Baião (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Rafael quer conhecer a cidade de Exu, onde nasceu o Rei do Baião (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Considerado o Rei do Baião, Luiz Gonzaga deixou sua contribuição para a música brasileira com cações que retrataram a realidade do sertão. Tanto, que muito nordestinos se reconhecem em suas letras. Uma admiração que não se limita aos mais velhos. Em Pau dos Ferros, na região Oeste do Rio Grande do Norte, um menino de 6 anos segue os passos do sanfoneiro e tem um sonho: conhecer Exu, município do interior pernambucano onde nasceu o 'Mestre Gonzagão'.
“Alô, TV Globo! Eu tô apaixonado por Luiz Gonzaga!”, diz com desenvoltura o pequeno Rafael. No melhor estilo São João, o pequeno usa chapéu de couro, botas de vaqueiro e camisa quadriculada. A paixão por Gonzagão começou depois que ele assistiu a um DVD do compositor nordestino. O menino diz que chorou de tanta felicidade ao fim do show.

Depois de tanta insistência, Rafael ganhou sua mini-sanfona quando completou quatro anos. Foi um amigo da família quem o presenteou. Desde então, faz apresentações em escolas de Pau dos Ferros. Mas, tem uma condição: só toca as canções do Rei do Baião.

O menino também quer ganhar uma sanfona profissional (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)O menino também quer ganhar uma sanfona
profissional (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Rafael nunca teve aulas de música. Ele toca só de ouvido. Por isso que o tom não sai certinho. A pequena sanfona também não ajuda. Para entrar na orquestra filarmônica da cidade, ele precisa comprar uma nova sanfona. Mas os pais não têm condições.

A tia da escola foi quem resolveu ajudar Rafael. Uma campanha no colégio tenta arrecadar o dinheiro, mas a quantia ainda não dá pra comprar o instrumento profissional. “Tem que conseguir mais dinheiro, pra quando tiver muito, muito, muito dinheiro... aí, quando tiver com dois mil reais, nós compra”, alegrou-se.

Contudo, ganhar uma sanfona nova não é a grande ambição de Rafael. O que ele quer mesmo é viajar. Não para um parque de diversões como qualquer outra criança de sua idade. Rafael quer conhecer Exu. Por que? “Eu quero ver a terra de Luiz Gonzaga", cantarolou ao som de sua pequena sanfona.
Rafael tem seis anos e é o orgulho da família (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Rafael tem seis anos e é o orgulho da família
(Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
A manicure e faxineira Acidália Maria dos Santos, mãe do pequeno músico, conta que o dom do filho é motivo de muito orgulho para a família. "Tenho o maior prazer e orgulho dele. Ave Maria!", disse ela, emocionada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário