MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Protesto rouba a cena em desfile de 7 de Setembro em Porto Alegre


Cerca de 50 pessoas ocuparam a Loureiro da Silva após o último desfile.
Com tempo bom, arquibancadas no Largo Zumbi dos Palmares lotaram.

Do G1 RS

Manifestação durante desfile de Sete de Setembro em Porto Alegre (Foto: Marcos Pacheco/RBS TV)Manifestação durante desfile de Sete de Setembro em Porto Alegre (Foto: Marcos Pacheco/RBS TV)
Um protesto contra a corrupção chamou a atenção durante o desfile do 7 de Setembro em Porto Alegre. Um grupo de menos de 50 pessoas gritava palavras de ordem durante o evento e ocupou a Avenida Loureiro da Silva após a passagem dos cavaleiros, os últimos a desfilarem. Segundo a Brigada Militar, três pessoas foram detidas, assinaram termo circunstanciado e foram liberadas. Também houve uma manifestação de policiais federais.
Jovem é detido durante manifestação no desfile de Sete de Setembro (Foto: Reprodução/RBS TV)Jovem é detido durante manifestação no desfile de
Sete de Setembro (Foto: Reprodução/RBS TV)
Primeiro, foi detido um jovem envolvido em briga entre partidos políticos que realizavam campanha durante o evento, informou ao G1 o coronel Alfeu Freitas, chefe do 1º Comando de Policiamento da Capital. Outras duas pessoas, que faziam parte da manifestação, foram detidas por arremessar bexigas com um líquido dentro, além de pedras e pedaços de pau.
O desfile começou às 10h com o hasteamento das bandeiras. O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, realizou a revista das tropas e recebeu uma salva de 19 tiros de canhão. A banda do 3º Batalhão da Polícia do Exército executou o Hino da Independência e abriu os desfiles.
Com o tempo bom, as arquibancadas montadas no Largo Zumbi dos Palmares foram ocupadas, e a estimativa de cerca de 15 mil espectadores se confirmou. Os 4,8 mil participantes saíram da Avenida Mauá, passaram pelo Largo dos Açorianos e pela Loureiro da Silva, onde foram saudados pelo público, até a Rua João Goulart, na Região Central.
Policiais militares observam os manifestantes na Loureiro da Silva (Foto: Luciane Kohlmann/RBS TV)Policiais militares observam os manifestantes na Loureiro da Silva (Foto: Luciane Kohlmann/RBS TV)
Após o desfile, Tarso exaltou a celebração nacional. "É um momento universal, de todos, sem distinção de partidos, ideologias e regiões. E o Dia da Pátria tem de ser celebrado por todo o povo unido junto a nossas Forças Armadas, a espinha dorsal deste desfile", afirmou.
Jovens exibem cartaz de protesto durante o desfile (Foto: Marcos Pacheco/RBS TV)Jovens exibem cartaz de protesto durante o desfile (Foto: Marcos Pacheco/RBS TV)
Pelo interior
Cidades do interior do estado também festejaram a data. Em Santa Maria, cerca de 10 mil pessoas se reuniram para assistir ao desfile em comemoração à Independência. O município, que fica no Centro do estado, leva o título de capital nacional dos blindados e também se destaca por abrigar o segundo maior efetivo militar do Brasil. Mais de 7 mil pessoas desfilaram na Avenida Medianeira.

Em Passo Fundo, no Norte, cerca de 9 mil pessoas lotaram as arquibancadas para assistir ao desfile de 7 de Setembro. O destaque ficou por conta das tropas do Exército de Alegrete. O Colégio Militar e bombeiros mirins se apresentaram com as bandas marciais.
Em Santo Ângelo, nas Missões, 1,5 mil pessoas desfilaram em celebração à Independência. Em Cruz Alta, no Noroeste, o público passou de 4 mil pessoas. O ponto negativo foi a baixa participação de escolas públicas do município. Das 20 instituições, apenas quatro estiveram presentes. Segundo a Coordenadoria de Educação, foi uma opção das próprias escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário