MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 9 de setembro de 2012

Produtores rurais de MT viajam ao exterior atrás de novas tecnologias


Roteiros mais visitados são Estados Unidos, Holanda e Argentina.
Turismo tecnológico movimenta cada vez mais viagens para o exterior.

Do G1 MT

Produtores rurais de Mato Grosso têm escolhido o destino das férias ou excursões interessados nas novidades que podem aplicar na própria atividade. O turismo tecnológico movimenta cada vez mais viagens para o exterior e as idas para outros países têm se tornado comum em busca de inovar na agropecuária.
Os roteiros mais visitados são Estados Unidos, Holanda e Argentina. O agricultor Vanderlei Reck Júnior, por exemplo, participa de uma excursão que vai todos os anos para uma das feiras mais visitadas do mundo nos Estados Unidos. "Hoje não tem como o produtor ficar somente dentro da propriedade dele. Essa evolução mundial requer que o produtor esteja sempre atrás de novas informações e tecnologias", disse.
Ele também considera válida a troca de experiência com os agricultores de outros países para que todos saiam ganhando.
Consultor da Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Ricardo Arioli, é o guia da excursão. "Nós visitamos a bolsa de valores de Chicago, que comanda o preço da soja no mundo, além da maior feira agrícola dos Estados Unidos e participamos de palestras com as associações de produtores para conhecer os programas. É uma viagem completa", enfatizou.
Com 5.800 hectares de terras, o agricultor Élio Zílio tem o desafio de fazer um trabalho melhor. "Estamos buscando novas tecnologias, novas formas de nutrição das plantas e, além disso, novos equipamentos", afirmou. Com experiência e mais tecnologia, o produtor colhe 70 sacas de soja por hectare. Há 10 anos era menos de 50 sacas.
Hélio aproveitou uma viagem a passeio a Israel para conhecer a cultura do país. "Vi lá que o governo tem uma influência grande em relação ao planejamento da cultura a ser implantada. O governo incentiva o plantio das culturas de acordo com a necessidade", observou o produtor.
Ao mesmo tempo em que os brasileiros buscam informações fora do país, o Brasil também tem chamado a atenção pelos resultados alcançados e passa a fazer parte da rota do turismo tecnológico do agronegócio mundial. "Em janeiro e fevereiro vários grupos vêm para o estado porque para eles é quase impossível fazer uma segunda safra porque termina a colheita lá começa o inverno", disse o consultor Ricardo Arioli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário