MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 16 de setembro de 2012

Produtores de MS esperam a chuva para começar o plantio da soja


Em Dourados não chove há 80 dias, o que está impedindo a semeadura.
Embrapa recomenda o plantio apenas a partir de 21 de setembro.

Do G1 MS com informações da TV Morena

Os produtores de soja de Mato Grosso do Sul esperam a chuva para que o plantio do grão comece em 2012. Em Dourados, a 225 km de Campo Grande, não chove há mais de 80 dias. Apesar da antecipação do vazio sanitário para o dia 15 de setembro, os especialista recomendam esperar para o início do plantio.
O produtor e engenheiro agrônomo Gilberto Bernardi já está preparado para começar a semear os 1,2 mil hectares em sua propriedade com soja, só falta a chuva. “Estou olhando com bastante meticulosidade as previsões de chuva e parece que nós devemos ter o retorno até o final do mês”, disse.
Ainda conforme Bernardi, a melhor opção é seguir o zoneamento agrícola, que prevê o inicio do plantio a partir de 1° de outubro. Segundo ele, o produtor que optar pela antecipação, sem a quantidade de água necessária no solo, pode ter prejuízos ainda no início do desenvolvimento das plantas.
A Embrapa divulgou uma análise sobre o cultivo da soja de Mato Grosso do Sul. O estudo recomenda plantio apenas a partir do dia 21 de setembro. Segundo o pesquisador Danilton Luiz Flumignan, iniciar a semeadura antes desse período pode trazer riscos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário