MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 22 de setembro de 2012

Produtor aposta no sistema 'Silvipastoril' em Itapecerica, MG


Em menos de dois anos os resultados já são observados.
Sistema une árvores, pastagem e gado em uma só área.

Do G1 Triângulo Mineiro

Sistema Silvepastoril une pastagem gado e árvores em uma só área (Foto: Reprodução/TV Integração)Sistema Silvipastoril une pastagem, gado e árvores
em uma só área (Foto: Reprodução/TV Integração)
O sistema "Silvipastoril", que une árvores, pastagem e gado em uma só área, desperta a atenção de pesquisadores e produtores estrangeiros, já que é uma alternativa para garantir mais lucros.
Na fazenda Campo Alegre em Itapecerica. no Centro-Oeste do estado, são 25 hectares de pastagem integrada com plantação de eucalipto. Em menos de dois anos, o produtor rural Amilton Teixeira Naves já colhe os resultados. O gado de corte ganha peso mais rápido, as vacas em lactação estão produzindo mais leite e a recria também melhorou. "A novilha consegue fabricar mais leite, parir mais cedo e isso é vantagem. O leite sai mais rápido e com mais fartura”, afirmou.
Com o espaçamento de 15 metros entre as fileiras duplas, agora, o gado tem sombra por causa do eucalipto. O capim também melhorou e está mais resistente e saudável. Enquanto isso, o eucalipto desenvolve para, em breve, a madeira ser a nova fonte de renda do produtor.
Pesquisadores do Brasil e também do exterior visitaram a propriedade de Amilton para conhecer os resultados do sistema. Eles trocaram informações com geógrafos, zootecnistas, veterinários e engenheiros florestais para melhorar o cultivo integrado. "Esse intercâmbio entre pesquisadores para conhecer as novas técnicas que o país já aplica é importante para disseminar o sistema ainda mais no Brasil como um todo”, disse o consultor de agronegócio, Rodrigo Mendonça.
O professor indiano PK Nair, diretor do Centro Mundial de Sistemas Agroflorestais, ficou impressionado com a rapidez com que o eucalipto cresce no clima tropical brasileiro. O corte é até três vezes mais rápido que nos países frios. Ele alertou que o sistema deveria ser adotado principalmente pelos pequenos produtores.
No Brasil, existem diversas linhas de crédito. Só do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) são R$ 17 bilhões com juros de 2% ao ano. “Aquele que se enquadrar como pequeno produtor é só procurar o escritório da Emater e o Banco do Brasil para viabilizar o enquadramento na linha. Com o Pronaf o produtor pode fazer tudo o que está ligado à questão ambiental”, disse o extencionista da Emater, Lamartine Branquinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário