MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Produção industrial no Amazonas registra segunda maior queda do país


Diminuição entre os meses de junho e julho deste ano foi de 5,9%.
Somente Goiás ficou a frente do Amazonas, segundo o IBGE.

Caio Pimenta Do G1 AM

Polo Industrial de Manaus (Foto: Divulgação/Suframa)Polo Industrial de Manaus voltou a registrar queda
(Foto: Divulgação/Suframa)
O Amazonas registrou a segunda maior queda na produção industrial entre os meses de junho e julho deste ano em todo o Brasil. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) apontam que a redução foi de 5,9%, atrás apenas de Goiás, o qual apresentou retração de 6,3%.
Comparada ao mesmo período de 2011, a produção industrial no Amazonas recuou 14,9%, sendo o quarto resultado negativo seguido neste tipo de avaliação. O acumulado de 2012 registra diminuição no ritmo da indústria amazonense de 7,6% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o IBGE.
Entre as onze áreas pesquisadas pelo IBGE no Amazonas, oito apresentaram queda, sendo refino de petróleo e produção de álcool (-73,7%), equipamentos para transporte (-52,5%), material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicação (-16,6%) e impressão e reprodução de gravações (-14,1%) as que registraram maiores retrações.
Setor de Duas Rodas (Foto: Divulgação/Abraciclo)Setor de Duas Rodas registrou uma das maiores quedas na produção industrial (Foto: Divulgação/Abraciclo)

O IBGE apontou ainda entre os principais recuos a fabricação de motos e suas peças, telefones celulares, televisores, gasolina automotiva, óleo diesel, DVDs e CDs.
O setor de alimentos e bebidas (10%) e de máquinas e equipamentos (14,7) foram as áreas que mais apresentaram crescimento na indústria do Amazonas, sendo impulsionados, principalmente, pela fabricação de preparações em xarope e em pó para elaboração de bebidas e refrigerantes.
O IBGE registrou redução em 9 das 14 regiões pesquisadas sobre os índices da produção industrial, sendo somente o Rio de Janeiro (4,6%), Região Nordeste (0,9%), Bahia (0,4%) Ceará (0,4) e Santa Catarina (0,2%) os locais com números positivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário