MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 9 de setembro de 2012

Produção de castanha e borracha apresenta crescimento no AM


Programa de Revitalização da Borracha recebeu R$ 5,4 milhões.
Produção anual de castanha está estimada em 6 mil toneladas.

Do G1 AM

Produção de borracha tem grandes investimentos no Amazonas (Foto: Divulgação/SDS)Produção de borracha tem grandes
investimentos no Amazonas (Foto: Divulgação/SDS)
Aproximadamente 5 mil famílias do interior do Amazonas já foram beneficiadas com o fortalecimento das produções de castanha e borracha entre 2011 e o primeiro semestre de 2012. Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), foram investidos R$ 5,4 milhões no Programa de Revitalização da Borracha, enquanto produção anual de castanha está estimada em 6 mil toneladas.
Os resultados foram divulgados pelo Comitê da borracha e da castanha, que se reuniu na última semana de julho, para avaliar a atividade e fortalecer ainda mais o segmento, apontando elementos de efetividade para os avanços de boas práticas para as cadeias acompanhadas, como borracha, castanha, animais silvestres, pesca e peixe ornamental, comunidade de terreiro e óleo vegetal.
Crescimento do setor da Borracha
Atualmente, 26 municípios trabalham diretamente com borracha beneficiando cerca de duas mil famílias de extrativistas e 26 organizações, sendo três cooperativas e 23 associações diretamente envolvidas.
A produção teve um significativo crescimento alcançando em 2011 e 2012 de mil toneladas, tendo em vista a produção de 2007, equivalente a 371 toneladas.
Está previsto para o final de 2012, a distribuição de mais mil kitssangria, além da articulação via Idam para um novo formato do kit, a partir de avaliações do CNS e Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror). A ideia é certificar com o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) o novo kit do Estado.
Castanha amplia produção
Produção de castanha cresceu em seis usinas do Amazonas (Foto: Divulgação/SDS)Produção de castanha cresceu em usinas do AM
(Foto: Divulgação/SDS)
A produção de castanha nas seis usinas localizadas em municípios do interior do Amazonas (Beruri, Amaturá, Lábrea, Manicoré, Boca do Acre e Barcelos) apresentaram crescimento.
Investimentos na capacidade produtiva da Cooperativa Verde de Manicoré (Covema) ampliaram para 1,5 toneladas de castanha manufaturada/dia, melhorando as condições de trabalho e a capacidade desta usina de compra de material, que até então não aproveitava 10% do total da produção da região.
“Esses indicadores demonstram claramente que a política de extrativismo e florestas formulada pelo Governo do Amazonas, que trabalha transversalmente com diferentes atores sociais, incentivando a conservação e a geração de oportunidades por meio dos produtos da sociobiodiversidade, está no caminho certo. Os resultados são expressivos, embora, ainda tenhamos desafios por vencer”, ressalta, Nadia Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário