MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 22 de setembro de 2012

Por mais qualidade, montadora aposta na produção de miniaturas


Volkswagen realiza treinamento em linha de produção reduzida.
Objetivo é que funcionários tenham visão global de processos produtivos.

Carlos Santos Do G1 Vale do Paraíba e Região

Por mais qualidade, montadora aposta na produção de miniaturas (Foto: Divulgação Volkswagen)Para diretor da fábrica da Volkswagen em Taubaté, Marcos Ruza, funcionários ganham em visão global dos processos produtivos e da qualidade dos produtos da marca (Foto: Divulgação/Volkswagen)
Montagem da carroceria, encaixe das portas, colocação de bancos e rodas no eixo. Situações como essas são realizadas dentro de uma sala por funcionários da Volkswagen em uma linha de produção em miniatura. A fabricação de carros 17 vezes menores do que os convencionais não está relacionada ao lançamento de um novo produto ou algum tipo de ação promocional, mas sim a um treinamento de qualidade em que os participantes se aprimoram e verificam a importância de seu trabalho para o processo produtivo.
Por mais qualidade, montadora aposta em produção de miniaturas (Foto: Carlos Santos/G1)Treinamento simula linha de produção reduzida. Carro é 17
vezes menor do que os comuns (Foto: Carlos Santos/G1)
O treinamento, que está inserido no programa Concept Car, consiste basicamente na produção de um Gol em miniatura. O exercício tem duração de 8 horas e os trabalhadores são divididos em grupos para participarem de quatro dinâmicas, que vão desde a montagem com poucos recursos e instruções da miniatura até a uma linha enxuta, sem desperdícios, situação considerada ideal para o processo produtivo.

Em cada dinâmica, os empregados devem realizar toda a montagem do veículo utilizando as 17 peças. Toda a carroceria, com detalhes nas portas, capô, teto e porta-malas deve ser montada utilizando o material fornecido. Os funcionários devem ainda se atentar ao estofado, que deve ter a cor conforme o solicitado pelo cliente. As rodas também são inseridas no carro e o encaixe deve ser minucioso para que o rolamento seja perfeito. O avanço acontece à medida em que o trabalho fica mais organizado e que cada funcionário passa o veículo para o próximo operador com a tarefa executada perfeitamente.  A ideia é que os empregados tenham uma visão global dos processos produtivos e da qualidade dos produtos.
De acordo com o diretor da fábrica de Taubaté, Marcos Ruza, os funcionários aprimoram seu olhar clínico com o treinamento. "As dinâmicas são desenvolvidas até chegarmos no nível ideal em que as mesmas pessoas conseguem montar o mesmo produto em uma maior velocidade, com maior qualidade e visualizando e eliminando os desperdícios e movimentos desnecessários", explica.
Para Ruza, o resultado é positivo, independentemente da área em que o funcionário trabalha. "Os desperdícios estão em todas as áreas. Não só nas produtivas, mas também nas administrativas. Quando você passa por um treinamento igual a este, por mais que não conheça o processo produtivo, passa a ter seu olhar clínico aprimorado, passa a enxergar os desperdícios. O grande diferencial é a troca de conhecimento", afirma.
Por mais qualidade, montadora aposta na produção de miniaturas (Foto: Carlos Santos/G1)Empregados passam pelo treinamento na unidade
de Taubaté da montadora. (Foto: Carlos Santos/G1)
O programa Concept Car é aplicado pela primeira vez na planta da montadora em Taubaté . Até o momento, 150 dos 5.000 funcionários da unidade já participaram do treinamento de fabricação de miniaturas que irá abranger todos.

Para o líder de célula Robson Faria, de 43 anos, o treinamento estimula a melhoria. "A gente desperta para não ficar estacionado e para que possamos observar onde podemos melhorar e contribuir para a produção do carro", afirma.

Nas plantas de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, e em São José dos Pinhais, no Paraná, os carros usados no treinamento são o Gol e Fox, respectivamente. Os treinamentos com miniatura já são desenvolvidos há alguns anos nestas duas outras plantas. O diferencial agora é o processo das quatro dinâmicas que foram renovadas e dão maior visão global dos objetivos propostos aos empregados.

Um comentário: