MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

População de Porto Velho desconhece benefícios do seguro DPVAT


Segundo Sincor, vítimas pagam para receber a indenização gratuita.
De 30 acidentes diários, apenas 10% das vítimas pedem o benefício.

Vanessa Vasconcelos Do G1 RO

Seguro Dpvat (Foto: Vanessa Vasconcelos/G1)De acordo com sindicato, 90% das vítimas de acidentes de trânsito de Porto Velho pagam a terceiros para receber o seguro DPVAT. (Foto: Vanessa Vasconcelos/G1)
Criado em 1994, o seguro obrigatório que indeniza vítimas por Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) é gratuito, mas muita gente desconhece esse benefício, ou mesmo que, para requere-lo, não custa nada. Somente de janeiro a julho deste ano mais de 200 mil indenizações já foram pagas em todo o país, destes, 17% só em Rondônia.
O  benefício se dá por meio do reembolso de despesas médicas, ou indenização por invalidez ou óbito, podendo chegar ao valor máximo de R$ 13 mil, variando de acordo com laudo expedido pelo médico ou comprovação de gastos com despesas médicas. A vítima tem até três anos, a partir da data do acidente, para recorrer ao benefício.
Só no primeiro semestre de 2012, mais de 216 mil indenizações foram pagas em todo o país, apresentando um crescimento de 31 % em relação ao ano anterior. Deste total, 16% foram por óbito, 19% por despezas pagas e 65% por invalidez. Os dados são da Seguradora Líder dos Consórcios do Seguro DPVAT.
Alguns advogados e escritórios se instalam nos arredores de hospitais, já de olho nas vítimas de acidentes de trânsito. É uma verdadeira máfia"
Geraldo Ramos, presidente Sincor
O presidente do Sindicato dos Corretores de Seguro (Sincor) de Rondônia, Geraldo Ramos explica que para requerer ao beneficio, basta a vítima procurar qualquer corretora de seguros, onde receberá as orientações necessárias para dar entrada no processo de forma gratuita. O mesmo trabalho é realizado pelo Sincor, em Porto Velho, que trabalha em parceria com o Departamento Estadual de Transito (Detran) de Rondônia e emissoras de rádio e TV em campanhas informativas e educativas.
Segundo Ramos, de uma média de 30 acidentes diários em Porto Velho, apenas 10% das vítimas recorrem diretamente às seguradoras, ou ao Sincor, para receber o benefício. O restante inicia o processo através de um advogado particular, pagando por um serviço que funciona de forma gratuíta. "Alguns advogados e escritórios se instalam nos arredores de hospitais, já de olho nas vítimas de acidentes de trânsito. Há até os que atuam em parceria com funerárias. É uma verdadeira máfia", conta Ramos.
De toda a verba arrecadada com o pagamento do seguro obrigatório DPVAT, 45% é destinado ao Fundo Nacional de Saúde (FNS), 45% para indenizações, 5% ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e os outros 5% para as despesas administrativas das seguradoras.
Para mais informações acerca do benefício, basta entrar em contato com o Sincor, por meio do telefone (69) 3229-7129.

Nenhum comentário:

Postar um comentário