MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Pesquisadores estudam ecossistemas de Curuçá, no Pará


Resultado das pesquisas vai compor o plano de manejo da área.
Município é formado por 20 mil hectares de mangue.

Do G1 PA

Um grupo de pesquisadores do Museu Emílio Goeldi e da Universidade Federal do Pará viajou para Curuçá, nordeste paraense, na última segunda-feira (17), para iniciar um ciclo de estudos sobre os ecossistemas da região. Segundo o Instituto Peabiru, o município é formado por 20 mil hectares de mangues, área protegida pela Reserva Extrativista Mãe Grande (Resex). Os indicadores obtidos com a pesquisa vão compor o plano de manejo sustentável da área.
Resultado das pesquisas vai compor o plano de manejo da área. (Foto: Rafael Araújo/Instituto Peabiru)Resultado das pesquisas vai compor o plano de manejo da área. (Foto: Rafael Araújo/Instituto Peabiru)
Os pesquisadores vão realizar estudos sobre arquelogia, botânica, pesca, insetos, quelônios, pólen e sensoriamento remoto, que é a reunião de informações espaciais para delinear o mapa de uma área.
De acordo com Richardson Frazão, coordenador do Programa Casa da Virada, do Instituto Peabiru, o resultado das pesquisas vai ser discutido com a comunidade local. “A comunidade precisa conhecer de fato quais os elementos naturais que estão no seu território para tomar decisões sobre o uso e monitorar eventuais impactos”, afirma. De acordo com Frazão, mais de 80% das casas do município têm mangue no quintal.
O trabalho dos pesquisadores será feito através de módulos itinerantes, e deve ser finalizado em abril de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário