MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Pernambuco mantém único museu destinado ao pau brasil no país


É possível conhecer em detalhes cada parte da árvore.
Vermelho do tronco originou o nome da espécie.

Do Globo Rural

No dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore. O pau-brasil, uma espécie tão importante para o país, correu o risco de desaparecer da natureza.
Esta é a única árvore que batizou uma nação. Tão simbólica para o país, mas uma desconhecida para a maioria dos brasileiros, como estudantes de Glória do Goitá, na Zona da Mata de Pernambuco.
Eles chegam para uma visita ao único museu destinado exclusivamente ao pau-brasil, onde é possível conhecer em detalhes cada parte da árvore. As crianças aprendem porque a madeira atraiu a cobiça dos colonizadores.
No centro do tronco do pau-brasil fica a maior riqueza da planta. A intensidade do vermelho fez surgir o nome brasil e é por causa desta árvore que a população do país é chamada de brasileiros.
O corante, valiosíssimo na época, era vendido a peso de ouro. “Naquela época só se usava vermelho reis, rainhas, princesas, o Papa e os bispos”, diz Cristina Roldão, presidente da Fundação Nacional do Pau Brasil.
A árvore, que era abundante na faixa do litoral que ia do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Norte, chegou a ser considerada extinta da natureza. Foi por muito pouco que ela não desapareceu, depois de 375 anos de exploração.
O pau brasil tem o tronco e galhos cheios de espinhos e pode atingir 30 metros de altura. As folhas são miúdas e as flores, de um amarelo intenso, têm a maior pétala vermelha. Elas formam cachos que duram poucos dias. Ele pertence à família das leguminosas e dá frutos, que são vagens cobertas de espinhos minúsculos. Dentro das vagens ficam as sementes. Quando o fruto amadurece, elas são arremessadas para longe. De todas as espécies, essa árvore é a mais perfeita, a ideal para a fabricação de arcos para instrumentos musicais.
Considerada a árvore nacional e protegida por lei, o pau brasil não pode ser cortado das florestas nem pra fazer arcos de instrumentos musicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário