MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 9 de setembro de 2012

Pernambucana representa Brasil em olimpíada internacional de astronomia


Larissa Aquino faz parte de equipe que vai competir na Colômbia.
Aluna do IFPE começou a estudar corpos celestes por curiosidade.

Do G1 PE

Uma estudante pernambucana, de 17 anos, vai representar o Brasil na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica, que será realizada na semana que vem na cidade de Barranquilla, na Colômbia. Larissa Aquino é aluna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE); começou a estudar astronomia há quase dois anos, por curiosidade. Hoje, além de nuvens e astros, ela vê sonhos por meio do telescópio.

Larissa faz parte da equipe que vai representar o País na disputa. Cinco estudantes foram selecionados na Olimpíada Brasileira, e ela é a única pernambucana. “Primeiro a gente faz um curso da organização do evento. Eles enviaram apostila, fichas de treinamento com questões para responder. E teve a ajuda das pessoas interessadas em Pernambuco; do [projeto] Céu de Pernambuco, da Sociedade Astronômica do Recife. Eles nos deram apoio nesse processo”, falou.

Pernambuco é considerado um dos melhores estados do Brasil para observação astronômica. No Sertão, o clima seco deixa o céu mais limpo. Mas o estado tem apenas um observatório profissional, que fica no município de Itacuruba, há 429 quilômetros do Recife.
O professor de Larissa, Guilherme Pereira, acredita que a conquista da aluna pode incentivar e revelar novos talentos na área. “Como foi no passado, com os holandeses. O primeiro observatório do hemisfério Sul foi construído em Olinda. Isso precisa ser renovado, estimulando os estudantes a desenvolver essa área do conhecimento”, disse.

Um comentário:

  1. Parabéns a Larissa Fernandes de Aquino pela conquista!
    Aproveito para convidar a todos para participar da 6ª Edição do Encontro Internacional de Astronomia & Astronáutica a realizar-se em Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil, nos dias 18, 19 e 20 de abril de 2013. Segue abaixo o link para inscrições.

    http://www.amiando.com/astronomia.html

    Por: Adonis Teixeira de Azevedo
    Clube de Astronomia Louis Cruls (CALC).
    IFF - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Campos Centro (Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil).

    ResponderExcluir