MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 22 de setembro de 2012

Pé de couve cultivado em Venda Nova, no ES, ultrapassa três metros


Dona Jovelina precisa subir na laje da casa para colher as folhas de couve.
Explicação de engenheira agrônoma é o clima de Venda Nova.

Do G1 ES com informações da TV Gazeta Sul

Pés de couve de até 1,5 metro de altura são considerados normais, segundo o Instituto de Pesquisa e Extensão Rural do Espírito Santo (Incaper), mas o cultivado pela dona Jovelina Canal já passou de três metros. Moradora de Venda Nova do Imigrante, na região Sudoeste Serrana do Espírito Santo, ela explicou que plantou e cuidou do vegetal da mesma maneira que os outros. Um das explicações seria o clima da região, de acordo com a engenheira agrônoma Aline Marchiori.
A dona de casa disse ter plantado a muda há menos de um ano e que, aos poucos, a planta foi se destacando na horta da frente da residência. Cuidar da couve gigante não é fácil: dona Jovelina precisa molhar todos os dias e precisou escorar o caule, para que a planta não quebrasse. Para colher as folhas, ela precisa subir no canto da laje da casa.
“Desse tamanho não é tão normal. Seria uma variedade que se deu melhor no clima de Venda Nova”, explicou a engenheira agrônoma Aline Marchiori. Já a explicação da dona de casa é outra. “Acho que o segredo é a terra ou a mão que plantou”, divertiu-se dona Jovelina.
Com 3,35 metros, precisamente, fotos do pé de couve foram divulgadas na internet pela neta da aposentada e chamaram a atenção. “As pessoas me perguntavam se era um coqueiro e eu falava que era couve. Ninguém acreditava. Coloquei mais fotos e todo mundo dava gargalhadas quando descobria o que era”, disse a neta Pamylla Canal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário