MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Parto dentro d'água é realizado pela 1ª vez em maternidade pública da PB


Trabalho de parto durou quase nove horas e criança nasceu saudável.
Projeto do Isea incentiva parto humanizado com presença da família.

Do G1 PB

 Pela primeira vez uma maternidade pública da cidade de Campina Grande, Agreste paraibano, realizou um parto dentro da água. O procedimento aconteceu na noite do domingo (2) no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea) com o nascimento de Aureliano Rodrigues. O procedimento faz parte de um projeto de parto humanizado da maternidade.
O trabalho de parto humanizado com a presença da família existe desde 2007 na maternidade e faz partos com métodos que diminuem a dor durante as contrações, que podem ser sentado ou de cócoras. Porém, esta foi a primeira vez que uma gestante aceitou dar à luz na água.
A agente de saúde Daiane Kelly foi a pioneira. Grávida do primeiro filho, ela passou quase nove horas em trabalho de parto e acredita que o procedimento diminuiu o sofrimento que de costume ataca as mulheres no momento de dar à luz. "Quando começaram as contrações as médicas falaram que iriam diminuir as dores e eu acreditei e realmente elas diminuíram", disse.
O marido dela, Eliab Rodrigues, ficou o tempo todo ao lado da mulher. "Nunca pensei em fazer parte desse acontecimento, mas as meninas me tranquilizaram e eu até cortei o cordão umbilical. É uma coisa incrível", relatou emocionado. O projeto da maternidade propõe um parto com menos interferência da medicina. Uma das vantagens é que esse tipo de parto pode diminuir as dores na mulher na hora de dar à luz e também no período pós-parto.
No Brasil, por causa do medo da dor, quase 50% das mães preferem o parto cesariano, segundo o Ministério da Saúde. A médica responsavel pelo trabalho acredita que o medo das mães dificulta a escolha por esse tipo de parto, mas na verdade ele é cheio de benefícios. "É totalmente seguro. Só não pode fazer este parto se existir alguma condição que leve ao sofrimento fetal, porque se o bebe estiver sofrendo dentro da barriga, ele pode respirar e ingerir líquido. Mas o bebê saudável não vai se afogar, ele vai nascer e é um nascimento lindo", argumentou a obstetra Melânia Amaral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário