MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Parque preserva uma das maiores coleções de jequitibá-rosa em SP


Parque Estadual de Vassununga fica em Santa Rita do Passa Quatro, SP.
No lugar há 330 exemplares de grande porte na área de dois mil hectares.

Do Globo Rural
O jequitibá, um gigante de vida longa da Mata Atlântica, tem um verde que se destaca das outras árvores, castigadas pela estiagem. O Parque Estadual de Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro, no estado de São Paulo, é o reduto dos jequitibás-rosa. Há 330 exemplares de grande porte em uma área de dois mil hectares.
“O estado criou essa unidade de conservação com a motivação maior de se preservar as maiores e mais belas florestas de jequitibás-rosa ainda existentes no estado de São Paulo e também vegetação representativa da nossa região”, diz Heverton José Ribeiro, gestor do parque.
O jequitibá-rosa, ou cariniana legalis, encontrado nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste do país, é uma das maiores árvores da Mata Atlântica e precisa de grande quantidade de luz e água para se desenvolver.
Imponente pela grandeza, uma das árvores chama a atenção de longe. No meio de tantos exemplares, ele tem lugar de destaque e ganha atenção especial. O jequitibá-rosa, carinhosamente conhecido como patriarca, é considerado o pai de todos e o mais antigo da espécie no estado de São Paulo. Estudos feitos por engenheiros agrônomos e biólogos determinaram a idade aproximada: a árvore está no parque há mais de 600 anos.
O patriarca tem 40 metros, o equivalente a um prédio de 13 andares. Robusto, o tronco tem quatro metros de diâmetro. Seriam necessários pelo menos nove homens para abraçá-lo. “Eu já trabalho no parque há alguns anos. Todas as vezes que eu venho aqui é como se fosse a primeira vez. Realmente, ele é um testemunho da história”, diz Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário