MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 9 de setembro de 2012

Parque Nacional do Descobrimento é ampliado para garantir preservação


Mudança foi efetivada após decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff.
Área faz parte do descobrimento do Brasil, afirmam historiadores.

Do G1 BA

O Parque Nacional do Descobrimento, localizado no município de Prado, no extremo sul baiano foi ampliado para garantir a preservação ambiental.

O parque que antes tinha uma área de 21.129 hectares foi ampliado por meio de um decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff e hoje conca com uma áer calculada em 22. 693 hectares.
Além da ampliação do parque, o decreto definiu ainda a zona de amortecimento da unidade de conservação que varia de 3km a 10km. A zona é de extrema importância para a preservação da unidade.
“Serve como área tampão, como a gente chama. É uma área que está no entorno da unidade e que tem o objetivo de que todo empreendimento potencialmente poluidor tenha um monitoramento melhor, com uma anuência do instituto Chico Mendes para que possa ser autorizado. Não quer dizer que vai inviabilizar. Pode vir a inviabilizar, mas geralmente não inviabiliza. Simplesmente você mitiga os impactos desse empreendimento, monitora a obra visando que esse efeito negativo não atinja a própria unidade de conservação”, explicou o diretor do parque, Aristides Neto.
Preservação
O Parque Nacional do Descobrimento, localizado no município de Prado, no extremo sul baiano foi ampliado para garantir a preservação ambiental. O Parque Nacional do Descobrimento foi criado uando o Brasil completou 500 anos. A área é antiga e faz parte da história do descobrimento.
O parque ocupa mais de 50% do território do município e é rico em biodiversidade da flora. No local é possível ver plantas nativas endêmicas e raras na região. São cerca de 400 a 700 espécies da mata atlântica por hectare. Ainda é possível encontrar diversas espécies em extinção, como o Pau-Brasil e o Jacarandá da Bahia.
A fauna também é bastante diversificada, com presença de jiboia, jabuti e onça parda. Para os pesquisadores, a ampliação do Parque Nacional representa a preservação da história e garantia de sobrevivência de diversas espécies.
“Segundo os historiadores mais atuais, a esquadra de Cabral, quando chegou ao Brasil em 1.500 aportou em frente a foz do Rio Guaí, bem em frente à região leste do parque. E o nome dele faz resgatar a memória e a importância desse momento como descobrimento, porque muita gente acha que o descobrimento do Brasil foi em Porto Seguro, mas a esquadra chegou aqui e dois dias depois subiu e foi para Porto”, explica Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário