MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Obra prepara 'praia mais bonita do Brasil' para colocação de asfalto


Prefeita diz que obra de terraplenagem na praia foi 'um erro'.
Alter do Chão é um dos destinos mais procurados do Pará.

Do G1 PA

População fincou cruzes no final da avenida para protestar contra obra (Foto: Reprodução / TV Tapajós)População fincou cruzes no final da avenida para protestar contra obra (Foto: Reprodução / TV Tapajós)
Um paraíso natural do norte do país quase deu lugar a uma avenida. Uma das praias de Alter do Chão, em Santarém (PA), eleitas pelo jornal britânico "The Guardian" em 2009 como sendo as mais bonitas do Brasil, passou por um processo de terraplenagem nesta quarta-feira (12), que preparou a areia para o recebimento de uma camada de asfalto. Insatisfeita com o andamento da obra, a população denunciou a situação à prefeitura, que paralisou o empreendimento.
 Nas imagens registradas pela população, é possível ver máquinas trabalhando na areia em um trecho da praia. A população protestou contra a colocação do asfalto, fincando cruzes no final da avenida que dá acesso à praia. A comunidade alega não ter sido consultada, e ser contra a presença de carros na área. Veja vídeo ao lado.
A prefeita da cidade, Maria do Carmo (PT), disse que houve uma confusão na execução dos seviço. O projeto, segundo ela, previa a construção de uma rampa de concreto que ligasse a avenida  Pedro Teixeira, que dá acesso à praia do Jacundá, à areia. O objetivo era ter um caminho para canoas, barcos e motos aquáticas. "Era uma reivindicação antiga da comunidade, então encomendamos uma rampa de 2 metros, mas a prefeitura não fiscalizou direito e fizeram errado", diz a prefeita.
A praia está localizada numa Área de Proteção Ambiental do município criada pela própria Maria do Carmo em 2011 e, segundo ela, havia funcionários responsáveis por acompanhar o andamento das obras. "Geralmente os fiscais passam pelo local de manhã ou à tarde. Devem ter feito enquanto eles não estavam lá. Por sorte a população me avisou e paramos a obra", diz.
Preparação para o asfalto
Segundo a prefeita, a areia da praia não chegou a ser asfaltada de fato. "O que ocorreu foi a terraplenagem de uns dois metros da areia, e em cima foi colocada a primação, que é uma camada colocada antes do asfalto", diz.
Máquinas realizaram terraplenagem na areia (Foto: Reprodução / TV Tapajós)Máquinas realizaram terraplenagem na areia da praia (Foto: Reprodução / TV Tapajós)
Agora, a prefeita quer investigar o ocorrido. "Pedi a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar para saber por que não fiscalizaram", diz ela, que também afirmou que irá  discutir com a comunidade local para definir o que irá acontecer com uma obra
A prefeita informou ainda que a obra está suspensa desde as 17 horas da quarta-feira 12, e que irá se reunir com a secretaria de infraestrutura para ver uma forma de dar continuidade aos trabalhos, dentro do projeto original, que será discutida com a comunidade à partir da próxima semana.
Maria do Carmo alegou ainda que não houve qualquer problema com o licenciamento ambiental da obra, já que se tratava de uma intervenção pequena: a construção da rampa e o asfaltamento da avenida foram orçados em R$ 190 mil, recebendo licença ambiental do município para que os trabalhos fossem realizados.
Alter do Chão é destino turístico preferencial no oeste do Pará
A vila de Alter do Chão é um dos destinos preferidos dos turistas no oeste do Pará. As suas praias já foram apontadas pelo jornal inglês The Guardian como as mais bonitas do Brasil em 2009.
O incidente registrado na praia de Jacundá ocorreu no período em que o local recebe maior quantidade de turistas: nesta quinta-feira começou em Alter do Chão o festival do Sairé, que deve receber cerca de 100 mil visitantes até domingo (16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário