MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 15 de setembro de 2012

Nutricionista apresenta alimentos que possuem ação anti-inflamatória


Karin Honorato dá dicas para melhorar a saúde.
Ela destaca o alho, o açafrão, as frutas cítricas, entre outros.

Do G1 MG

A nutricionista karin Honorato apresenta, neste sábado (15), alimentos que possuem substâncias com ação anti-inflamatória e dá dicas de como as pessoas podem aproveitar este benefício para melhorar a saúde. Ela ainda mostra a melhor forma de preparar estes alimentos, para que as substâncias sejam melhores absorvidas pelo organismo.
“A inflamação é uma reação do organismo, quando ele sofre uma lesão, uma infecção ou algum ataque externo. De um modo geral, as doenças com a terminologia “ite” referem-se à inflamação. Por exemplo: laringite – inflamação das laringes”, explica. Segundo a nutricionista, câncer, diabetes e obesidade também são consideradas doenças inflamatórias.
Karin começa falando sobre o alho e indica que ele seja macerado, com o uso de um socador. Depois ela cita a curcumina – presente no açafrão e no curry. Para ajudar na absorção é preciso misturar um pouco de pimenta do reino.
O chá verde de infusão também é indicado. “Coloque a água para ferver, depois adicione a erva, deixe por alguns minutos e vá consumindo o chá ao longo do dia”, recomenda. Ela ainda destaca as lascas de gengibre.
Entre as hortaliças, Karin destaca o brócolis, a couve flor, a couve de Bruxelas e o repolho. De acordo com ela, alimentos vermelhos, de tons azuis, roxos e violetas como morango, beterraba, uva e tomate possuem substâncias anti-inflamatórias. No caso do tomate, para uma melhor absorção, a nuticionista indica cozinhar e adicionar um fio de azeite.
Frutas cítricas, ricas em vitamina C, como limão, laranja, goiaba e kiwi possuem substâncias antinflamatorias. O indicado é consumi-las in natura. Já o abacaxi, Karin recomenda o consumo entre as refeições.
A nutricionista alerta para o cuidado com suplementos de vitamina C. “O alimento que é antinflamatorio e antioxidante, em excesso ou nas doses erradas, pode se tornar inflamatório ou pró-oxidante.
Ela destaca que gorduras hidrogenadas, a gordura saturada e o ômega 6 são muito inflamatórias. Ao invés disso, ela indica os alimentos ricas em ômega 3, como castanha, nozes, linhaça e peixes – atum, sardinha e salmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário