MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

No Recife, protesto lembra vítimas da ditadura no Desfile da Independência


General diz que cada um tem direito de defender seu ponto de vista.
Governador Eduardo Campos afirmou que não é tempo de revanche.

Do G1 PE

O Desfile da Independência foi acompanhado por milhares de pessoas na manhã desta sexta-feira, na Avenida Cruz Cabugá, no Recife. A comemoração teve início às 8h, com a chegada do general Odilson Benzi, do Comando Militar do Nordeste, que foi seguido pelo governador Eduardo Campos, acompanhado pelo filho José, de 7 anos. Juntos, governador e comandante fizeram a revista das tropas, seguida pela execução do hino nacional pela banda marcial do Exército. Outro grande homenageado foi Luiz Gonzaga, lembrado pelo centenário de seu nascimento.

A data serviu também para uma manifestação que lembrava as vítimas do regime militar, que governou o País por 21 anos. Os manifestantes tentaram pacificamente chegar perto das autoridades, com faixas e cartazes, mas foram impedidos pelos soldados, que formaram um cordão de isolamento, também sem violência. Odilson Benzi encarou a manifestação com naturalidade: “Acho que cada um tem o direito de defender o seu ponto de vista, não foi nenhuma surpresa”.
Nesse momento, Eduardo Campos lembrou que teve perseguidos políticos na própria família. Ele é neto de Miguel Arraes, que foi três vezes governador de Pernambuco, e foi um exilado político - em 1964, com a instalação do regime militar no Brasil, Arraes recusou-se a renunciar e teve seu mandato cassado, sendo preso, depois obrigado a ir morar na Argélia e condenado a 23 anos de prisão por crimes contra a segurança nacional. “Quando eu era estudante também participei de muitos protestos, construímos a democracia exatamente para as pessoas terem o direito de se expressar. Quem viveu em 64, minha família viveu, muitas pessoas foram vitimadas, amigos foram mortos. Temos que ter a consciência de que construímos a democracia e precisamos olhar para frente. Aprendemos, todos. Acho que Pernambuco foi o primeiro estado a estabelecer a Comissão da Verdade para que a gente possa contar o que ainda não foi contado. Para que o estado brasileiro responda por isso. Mas não é tempo de revanche, é tempo de olhar para o futuro”, afirmou Eduardo Campos.
Após a homenagem a Gonzagão, aconteceu o desfile de proclamação da independência, aberto pelos 5.500 mil alunos de 63 escolas particulares e públicas da capital pernambucana. Na arquibancada, a evolução das balizas e a apresentação das bandas marciais das escolas fizeram sucesso, e muita gente aproveitou a câmera do celular para filmar todos os momentos.
Depois dos estudantes, 4.500 mil homens e mulheres do exército, marinha e aeronáutica, e das polícias Civil e Militar de Pernambuco, além do Corpo de Bombeiros, desfilaram pela avenida. Neste momento, os alunos do Colégio Militar também participaram, e os batalhões das três forças armadas fizeram suas exibições.
A festa contou ainda com o grupamento da Aeronáutica que fez parte das forças de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, além do tradicional sobrevoo dos aviões da Força Aérea, da banda de música da Polícia Militar, Capitão Zuzinha, e dos cães da PM. Em seguida, a Companhia de Guarda do Exército se apresentou com tiros de festim. Encerrando os desfiles, os carros de guerra e a cavalaria da PM passaram pela avenida.
Cabo de Santo Agostinho
No Cabo, Região Metropolitana do Recife, o desfile de 7 de setembro reuniu 43 escolas, que circularam na Avenida Historiador Pedeira, no centro da cidade. Mesmo com o calor de quase 35 graus e o sol forte, o público não abandonou o evento. "A gente vem com a sombrinha, se protege na sombra como der... É muito bom estar aqui", diz a dona de casa Ana Paula Gomes.
 A banda da Guarda Municipal foi a primeira a se apresentar, acompanhada por soldados do Exército.

Nenhum comentário:

Postar um comentário