MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 4 de setembro de 2012

No Recife, mulheres realizam mamografia de graça no Cabanga


Serviço itinerante é destinado a mulheres com mais de 40 anos.
Mamógrafo está por trás do Quartel do Exércio do bairro.

Do G1 PE

O exame de mamografia – que, rapidamente, pode ajudar no diagnóstico do câncer de mama – está sendo oferecido gratuitamente, nesta terça-feira (4), às mulheres que moram no bairro do Cabanga, no Recife. O diagnóstico, que pode identificar qualquer lesão nos seios, é oferecido a mulheres com mais de 40 anos, principalmente para aquelas que já tem um histórico da doença na família.

O serviço está sendo oferecido a partir das 8h, por trás do Quartel de Suprimentos do Exército, no Cabanga. Serão examinadas 40 mulheres pela manhã e 40 à tarde. O Mamógrafo Itinerante desde março circula pelas unidades de saúde da capital e já beneficiou cerca de 8 mil mulheres. “O câncer de mama é um dos que mais mata no Brasil e no mundo. É muito importante que mulheres com mais de 40 anos incorporem essa prática, todos os anos”, contou Benita Spinelli, gerente de Atenção à Saúde da Mulher do Recife.

De acodo com a Secretaria de Saúde da capital, as pacientes que não conseguirem atendimento nesta terça devem procurar o serviço na unidade de saúde do Recife mais próxima da sua residência, para passar por uma avaliação médica. Depois, se necessário, ela será encaminhada para realizar o exame. “Se for identificado alguma coisa, a gente direciona essas mulheres. Ela será atendida pelos nossos mastologistas e, às vezes, há necessidade de exames complementares para ter o diagnóstico. Depois, elas são encaminhadas à rede complementar, se for o caso de realização de algum procedimento cirúrgico”, orientou Spinelli. O resultado da mamografia deve ser fornecido às pacientes num prazo de 15 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário