MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

No AM, árvores samaúmas parecem sentinelas que vigiam a floresta


Árvores são muito encontradas no Amazonas.
Lá, ela ganhou o apelido de 'telefone de índio'.

Do Globo Rural

As copas, nada discretas, são vistas de longe. A samaúma virou até referência em uma comunidade.
Ela faz parte da vida de muitos moradores da Amazônia, onde cresceu e sobrevive há muitas gerações, há pelo menos, 200 anos.
No meio da floresta, a samaumeira pode alcançar até 70 metros de altura. Uma das mais altas fica na região do Rio Solimões, tem cerca de 50 metros e não é uma simples árvore, a grandiosidade das raízes externas, chamadas também de sapopemas, impressiona.
Na Amazônia, a samaúma tem uma grande importância, tanto que é conhecida também por "telefone de índio". O botânico Mário Fernandes explica: "Ela é conhecida assim por dois motivos principais, o primeiro é o acúmulo de água que a árvore tem em todo seu tronco e também por causa da estrutura da madeira que segura a água desta forma. Caso a gente dê uma pancada, é possível perceber o quanto o som pode ser amplificado".
A árvore nativa da Amazônia também é encontrada em qualquer região tropical do mundo. Segundo o botânico, a espécie pode viver até 500 anos no máximo. Na mata, ela vira moradia de habitantes diferentes e alimenta quem a gente menos imagina: os morcegos.
A samaúma é tão imortante no Amazonas, que rendeu até história para crianças. "Eu decidi escrever pensando primeiro em uma comunicação com as crianças e a partir daí estabelecer um apelo ecológico de preservação", diz o escritor Wilson Nogueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário