MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Museu Peter Lund reúne acervo de 82 fósseis cedidos pela Dinamarca


Inaugurado nesta sexta (21), espaço homenageia naturalista dinamarquês.
Peter Lund descobriu as peças na região de Lagoa Santa, na Grande BH.

Pedro Cunha Do G1 MG, em Lagoa Santa

Fósseis descobertos por Peter Lund, em Lagoa Santa, na Grande BH. (Foto: Pedro Cunha/G1)Fósseis descobertos por Peter Lund, em Lagoa Santa, na Grande BH. (Foto: Pedro Cunha/G1)
A trajetória do naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund pela entorno de Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, rendeu boas descobertas à humanidade. A prova desta importância pode ser conferida a partir desta sexta-feira (21). Após cerca de 200 anos da morte de Lund, um museu que carrega o seu nome foi inaugurado nesta tarde, em Lagoa Santa, pelo governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia.

Mais de 80 fósseis, descobertos pelo naturalista, foram cedidos pelo governo dinamarquês, em regime de comodato, pelo período inicial de três anos. “A ideia de fazermos em Minas Gerais, com nosso acervo espeleológico, com as grutas da Lapinha, Rei do Mato e Maquiné, um circuito a ser integrado, não só por especialistas, por acadêmicos, por pesquisadores, mas, também, por pessoas do povo e por turistas, que possam conhecer esse patrimônio imenso de Minas Gerais”, disse Anastasia.
Antonio Anastasia, acompanhado do príncipe herdeiro da Dinamarca, na inauguração do espaço. (Foto: Pedro Cunha/G1)Antonio Anastasia, acompanhado do príncipe da
Dinamarca, na inauguração do espaço.
(Foto: Pedro Cunha/G1)
Acompanhado do príncipe herdeiro da Dinamarca, Frederik André Henrik Christian, e da princesa Mary Elizabeth, o governador conheceu a sala “Peter Lund”, assistiu a uma apresentação de congado e, por fim, visitou a Gruta da Lapinha, localizada ao lado do museu.

O espaço possui 18,5 mil metros quadrados, divididos entre salas para projeção e realização de palestras, sendo uma delas dedicada especialmente ao acervo do Museu de História Natural da Dinamarca.

Para o superintendente de Museus e Artes Visuais da Secretaria do Estado de Cultura de Minas Gerais, Léo Bahia, a vinda das peças para o Brasil é um grande privilégio. Segundo Bahia, com as descobertas feitas em Lagoa Santa, Peter Lund contrariou uma teoria evolucionista vigente na época, na segunda metade do século XIX.

Serviço:
Museu Peter Lund / Parque Estadual do Sumidouro
Ingresso: R$ 15, que dá direito também a visitação na Gruta da Lapinha
Horário de funcionamento: De terça a domingo - de 9h às 16h30
Guarda Nossa Senhora do Rosário, grupo de congado que se apresentou na inauguração. (Foto: Pedro Cunha/G1)Guarda Nossa Senhora do Rosário, grupo de congado que se apresentou na inauguração do museu.
(Foto: Pedro Cunha/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário